CAPITÃO HISTÓRICO

Dos vices ao título: a trajetória de Ranieri, capitão do Salgueiro campeão pernambucano

Salgueiro sagrou-se campeão pernambucano ao derrotar o Santa Cruz nos pênaltis

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 06/08/2020 às 16:52 | Atualizado em 06/08/2020 às 18:49
ALEXANDRE GONDIM/ JC IMAGEM
Ranieri é o capitão do Salgueiro. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/ JC IMAGEM

Imagine estar num elenco campeão pernambucano pela primeira vez na história. Se isso já é especial, adicione outro fator: ser titular e peça fundamental no time. Algo que todo atleta busca na carreira, sem dúvidas. Agora veja o combo completo: fazer parte do 11 inicial como protagonista e, além disso, ser o capitão de uma conquista emblemática. Este é o zagueiro Ranieri, capitão e líder do Salgueiro campeão pernambucano de 2020 pela primeira vez em sua história. Após os vices em 2015 e 2017, o defensor enfim levantou o troféu tão desejado e entrou de vez na história não só do Carcará, mas também do futebol do Estado.

O capitão do Salgueiro está no clube desde 2013. Em 2015, era titular quando o Carcará foi vice para o Santa Cruz, no mesmo estádio do Arruda em que o clube sagrou-se campeão em 2020. Em 2017, novamente Ranieri era titular da equipe que foi vice para o Sport em pleno o Cornélio de Barros, numa final que rende discussões sobre o uso do VAR até hoje. Mas isso é coisa do passado. Se o vestiário após os dois vices foi de tristeza e lamentação, em 2020 deu lugar a muita alegria, emoção e comemoração com a conquista histórica do Campeonato Pernambucano após vencer o Santa Cruz nos pênaltis.

Ranieri, inclusive, quase foi vilão nos pênaltis. Isso porque ele perdeu a chance do Carcará passar na frente do Santa Cruz ao desperdiçar o quarta cobrança. No entanto, com André cobrando o quinto pênalti tricolor na trave, o alívio veio para o capitão do Salgueiro na batida de Muller Fernandes, fechando o marcador em 4 x 3 para o time do Sertão.

Além do fator técnico, Ranieri também agrega ao Salgueiro no aspecto liderança. Aos 38 anos e sendo o capitão da equipe, é peça fundamental para manter a união deste time, uma das principais marcas do Carcará em 2020. Nos outros anos, o clube do Sertão até tinha jogadores mais experientes, que já se conheciam há mais tempo. Para este ano, o perfil da equipe mudou, mas a competitividade segue no mais alto nível, tanto que o Salgueiro foi o 2º na primeira fase do Estadual, atropelou o Afogados na semifinal e, claro, conquistou o Campeonato Pernambucano sem perder nenhum jogo para o Santa Cruz nas finais.

Leia mais

> Após título, técnico do Salgueiro desabafa: "parece um sonho"

> Torcida do Salgueiro recepciona time com festa após título do Campeonato Pernambucano

> O português do Salgueiro

Com a conquista, Ranieri se torna o capitão que levanta a taça de número 106 do Campeonato Pernambucano. Uma conquista que já é histórica por si só, mas que tem um peso ainda maior por ser um atleta que estava nos dois vices, não desistiu e, com muita luta e liderança, sagrou-se campeão estadual. No futuro, quando visitarem o ano de 2020 do futebol de Pernambuco e olharem todos os arquivos, vão falar de Ranieri, capitão e protagonista do Carcará campeão estadual pela primeira vez - também foi o primeiro do interior e também interrompeu uma sequência que já durava 76 anos seguidos com títulos apenas de Náutico, Santa Cruz e Sport.

Com o título, o Salgueiro agora mira o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, precisa fazer uma boa campanha na Série D, prevista para começar em setembro. Porém, mesmo que não consiga o acesso, o Carcará está garantido em quatro competições em 2021: Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias