O título do Salgueiro quebrou uma hegemonia centenária ao conquistar o Campeonato Pernambucano de 2020. Com a vitória nos pênaltis diante do Santa Cruz, o Carcará se tornou o primeiro clube do interior a conquistar o Estadual. Além disso, o troféu do time do Sertão simboliza outro fato histórico: interromper uma sequência de conquistas de Náutico, Santa Cruz e Sport, que já durava mais de 76 anos. E hora depois do título, a festa foi grande no início da tarde desta quinta-feira em Salgueiro. Os torcedores do Carcará se reuniram nas ruas da cidade para recepcionarem o campeão pernambucano de 2020.
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, onde a orientação é não se envolver em aglomerações. os torcedores se reuniram na cidade para recepcionar o campeão e foram seguindo carros e ônibus com atletas do Salgueiro. As informações e imagens são do repórter Orlando Santos, da Rádio Jornal Serra Talhada.
Delegação do Salgueiro sendo recebida com festa nas ruas da cidade pic.twitter.com/eHhg0m1iBL
— Blog do Torcedor (@blogdotorcedor) August 6, 2020
O Salgueiro tinha batido duas vezes na trave: em 2015 quando foi vice do próprio Santa Cruz e em 2017 quando perdeu para o Sport. No entanto, escreveu uma bela história no futebol pernambucano ao vencer diante do Tricolor em 2020. Sob o comando do técnico português Daniel Neri, o Carcará entrou no hall da fama dos campeões estaduais. O comandante, inclusive, é o primeiro europeu a vencer o Campeonato Pernambucano - e o décimo estrangeiro.
Leia mais
> "Uns choram e outros riem", diz presidente do Salgueiro sobre arbitragem
> Confira clipe do JC com os melhores momentos de Santa Cruz x Salgueiro
> Título coroa regularidade do Carcará no Estadual, ressalta presidente
> Torcida do Salgueiro faz carreata na cidade para comemorar título inédito do Pernambucano
> Baixe o pôster do Salgueiro, campeão do Pernambucano 2020
> Ouça o pênalti decisivo que garantiu o título Pernambucano ao Salgueiro, na voz de Aroldo Costa
Em entrevista ao Jornal do Commercio, o presidente do Salgueiro, José Guilherme, comentou como foi o pós jogo do clube e também sobre a festa na cidade do Sertão de Pernambuco. "Fomos para uma churrasqueira depois da partida, eu já tinha alugado independente do título. Jantamos, teve uma cervejinha e saímos do Recife às 4h20 da manhã em direção à cidade de Salgueiro. Tomamos café da manhã em Custódia e o prefeito de Salgueiro ligou dizendo que todo mundo tava aguardando a chegada da gente na cidade", disse José Guilherme, que completa falando sobre a sensação de dever cumprindo com essa conquista.
"Em Salgueiro, homenageamos o prefeito (Klebel Cordeiro), que já foi presidente do Salgueiro. Demos uma medalha para ele porque é um cara muito importante. Na cidade, muitos carros, motos e carros de som com o hino do Salgueiro. Muitas pessoas acompanhando o ônibus na cidade. Nessa pandemia, todo mundo está muito preocupado com a doença, mas ontem o futebol conseguiu libertar um pouquinho esse povo. A sensação é de dever cumprido. Antigamente falavam de Salgueiro como uma cidade violenta, hoje é a terra do Carcará, do campeão pernambucano de 2020", finalizou o mandatário.
Com o título, o Salgueiro agora mira o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, precisa fazer uma boa campanha na Série D, prevista para começar em setembro. Porém, mesmo que não consiga o acesso, o Carcará está garantido em quatro competições em 2021: Campeonato Pernambucano, Série D, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. As cotas desses dois últimos torneios, inclusive, serão usadas para o pagamento da premiação ao elenco pelo título, mesmo que algum jogador já tenha saído do clube quando a verba entrar na conta. De acordo com o presidente do Carcará, 20% de cada cota será distribuído como "bicho".
Comentários