FUTEBOL X ESPORTS

LoL: Cruzeiro segue os passos do Flamengo e se firma como franquia no CBLoL

O Cruzeiro, clube de futebol de Minas Gerais, é a novidade para o sistema de franquias do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2021

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 02/10/2020 às 15:51 | Atualizado em 02/10/2020 às 15:53
REPRODUÇÃO / CRUZEIRO ESPORTS
Seguindo os passos do Flamengo, o Cruzeiro é mais um clube de futebol a chegar na elite do League of Legends brasileiro - FOTO: REPRODUÇÃO / CRUZEIRO ESPORTS

Visando entrar em um mercado promissor nessa década, que é o de jogos eletrônicos, o Cruzeiro deu um grande passo no cenário brasileiro de Esports ao entrar no sistema de franquias do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). A Raposa, em parceiria com a E-Flix (empresa especializada em gestão nos Esports), que irá gerenciar a equipe mineira, é o terceiro clube brasileiro de futebol a marcar persença na elite brasileira do LoL, seguindo os passos do Flamengo e Santos.

Confira os 10 classificados para o sistema de franquias do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2021.

O Cruzeiro eSports foi criado em 2019 e já estava tendo bons desempenhos nos torneios do Free Fire (modalidade Battle Royale) e no FIFA (simulador de futebol). O clube intensificou ainda mais a parceria com a E-Flix e expandiu a organização para o League of Legends, após a Riot Games, empresa que gere a modalidade, anunciar o sistema de franquias para 2021 (mesmo estilo da NBA e NFL).

"Antes, para o Cruzeiro, o Esports era apenas um licenciamento de marca, mas evoluiu para uma modalidade esportiva, permitindo que chegássemos a projetos como esse, da entrada da equipe Cruzeiro eSports ao LoL", contou Rodrigo Moreira, Superintendente de Inovação e Digital do Cruzeiro.

Flamengo garante vaga; Santos se despede

Também com a vaga garantida no sistema de franquias da Riot Games, o Flamengo Esports irá para o seu terceiro ano seguido como participante da elite do League of Legends brasileiro. A equipe de esportes eletrônicos do clube rubro-negro é gerenciado por Jed Kaplan, da Simplicity Esports.

Além de investir nas modalidades eletrônicas, Kaplan também é proprietário minoritário do Memphis Grizzlies (NBA), do Swansea City (futebol inglês) e do Orlando City (MLS). Recentemente, o Flamengo Esports também firmou parceria com a B4, equipe brasileira de Free Fire, para representar o Clube da Gávea na modalidade.

Com um destino diferente dos outros dois clubes, o Santos havia chegado no CBLoL neste ano, após firmar parceria com a HotForex, uma corretora de moeda estrangeira, em janeiro. Com o investimento, o clube assumiu patamares maiores no cenário brasileiro. Mesmo assim, o projeto do Santos não agradou a equipe de avaliação da Riot Games para o sistema de franquias, ficando de fora da lista final.

O clube paulista ingressou nos Esports em 2018, ao se juntar com a Select e-Sports Management, empresa especializada em gestão de Esports.

Exemplos internacionais

Levando em consideração o jogo da Riot Games, várias equipes de futebol marcaram ou ainda marcam presença no cenário mundial de League of Legends. Atualmente, a que trouxe os holofotes para si, foi a PSG Talon, classificada para a fase de grupos do Mundial 2020 de LoL, em Xangai, China.

O clube francês, que havia participado da LCS EU (Atual League of Legends Eupopean Championship - LEC), em 2017, se afastou da modalidade por baixo desempenho. Em 2020, a equipe resolveu investir em outra região, escolhendo a Talon Esports, do sudeste asiático (Pacific Championship Series - PCS), para vestir a camisa do Paris Saint-Germain.

 

Ainda na Europa (LEC), o Shalke 04, da Alemanha, é mais um clube de futebol a marcar presença na liga principal do continente. A entrada do clube no cenário de Esports foi anunciada em 2016.

Enquanto que na Turquia, três dos grandes clubes de futebol estiveram presente na liga nacional de League of Legends (Turkish Champions League - TCL). Entre esses, o Besiktas, o Galatasaray e o Fernebahce.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias