O russo Daniil Medvedev (4º do ranking da ATP) conquistou o ATP Finals ontem ao vencer o austríaco Dominic Thiem (3º) por 4-6, 7-6 (7/2) e 6-4 na final.
Na partida mais longa da competição, disputado em três sets (2h42), Medvedev, que venceu o Masters 1000 em Paris-Bercy há duas semanas e derrotou Novak Djokovic (1º) na fase de grupos e Rafael Nadal (2º) nas semifinais, se tornou o segundo russo a conquistar o torneio depois de Nikolai Davydenko em 2009.
Medvedev, de 24 anos, perdeu o primeiro set mas reagiu e conquistou o título mais importante de sua carreira na 12ª e última edição do torneio de Londres, que será transferido para Turim no próximo ano.
Em uma 02 Arena de Londres vazia devido à pandemia, Thiem, 27 anos, havia assumido a vantagem ao conseguir a primeira quebra de saque da partida no quinto game.
Thiem, que também venceu Nadal (na fase de grupos) e Djokovic (nas semifinais), viu Medvedev se recompor no início do segundo set.
Com os dois oponentes mostrando um tênis de alto nível, o jogo foi para o tie break, vencido de virada por Medvedev.
No set decisivo, Thiem lutava para resistir ao ritmo imposto pelo adversário e acabou cedendo seu saque quando Medvedev acertou um voleio na rede.
Thiem, também vice-campeão no ano passado, quando perdeu para o grego Stefanos Tsitsipas, sofreu para não ter seu saque mais uma vez quebrado. No fim, Medvedev teve o jogo nas mãos e acabou conquistando a vitória.
Comentários