Copa Libertadores da América

Final brasileira na Copa Libertadores da América pode acontecer de novo após 14 anos

Depois de uma grande largada do Palmeiras ao bater o River Plate por 3x0 na Argentina e o Santos segurar um 0x0 contra o Boca Juniors fora de casa, equipes paulistas fazem decisão em seus domínios

Imagem do autor
Cadastrado por

Klisman Gama

Publicado em 08/01/2021 às 18:13 | Atualizado em 08/01/2021 às 18:13
Notícia
X

A Copa Libertadores da América se encaminha para a grande final a ser disputada no dia 30 de janeiro, no Maracanã. Grande parte da torcida brasileira quer ver, pela terceira vez na história, uma final entre clubes locais. E é bastante plausível que o derby entre Palmeiras e Santos abrilhante a decisão do campeonato. Para isso, a dupla paulista deve fazer sua parte na próxima semana, nos jogos da volta das semifinais. O Verdão recebe o River Plate na Allianz Arena nesta terça (12), às 21h30, com transmissão exclusiva da TV Jornal/SBT para TV aberta em Pernambuco e em todo o país. Enquanto que o Peixe encara o Boca Juniors na Vila Belmiro na quarta-feira (13), às 19h15.

Há 14 anos não acontece uma final de Copa Libertadores da América entre dois clubes brasileiros. A última vez ocorreu em 2006, entre Internacional x São Paulo, com o título colorado. A anterior foi justamente em 2005, quando o Tricolor Paulista enfrentou o Athletico Paranaense e a taça ficou no Morumbi. De lá para cá, a chance de um encontro entre brasileiros na decisão surgiu apenas em 2018. Curiosamente, o Palmeiras estava envolvido também, mas enfrentou o Boca Juniors. Na outra semifinal, estavam Grêmio e River Plate. Naquela edição, a final acabou sendo argentina, tendo o maior clássico das Américas em disputa pela primeira vez valendo o troféu da competição.

Para evitar que os “hermanos” consigam novamente esse feito na Libertadores, os clubes paulistas têm missões difíceis, mas acessíveis. O Palmeiras, principalmente, por ter vencido o River em Buenos Aires por 3x0 em uma grandiosa atuação coletiva. Liderados pelo técnico português Abel Ferreira, os Alviverdes chegam para a partida da volta em melhores condições e tendo a vantagem em mãos. Enquanto que o Santos conseguiu segurar o ímpeto do Boca na La Bombonera e garantiu o empate em 0x0, ainda que prejudicado pela arbitragem, ao não ter assinalado um pênalti claro em cima do atacante Marinho. Em casa, o Alvinegro santista quer aproveitar a grande fase do seu ponta, que é o destaque do time na temporada.

Finais brasileiras na Copa Libertadores da América

2005 - São Paulo x Athletico Paranaense. Campeão: São Paulo;

2006 - Internacional x São Paulo. Campeão: Internacional.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor