ESPECIAL COPA DO NORDESTE 2021

Santa Cruz x Sport: Rivais em busca da hegemonia na Copa do Nordeste

Em ano de eleição para ambos os clubes, o Sport e o Santa Cruz entrarão na Copa do Nordeste com panoramas e patamares diferentes entre si

Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 27/02/2021 às 7:50
Notícia

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O Clássico das Multidões, pela Copa do Nordeste, irá acontecer no dia 27 de março - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

O futebol pernambucano não chega numa final de Copa do Nordeste desde 2017, quando o Sport acabou sendo derrotado pelo Bahia. No ano anterior, em 2016, o Santa Cruz se sagrou campeão pela primeira vez do torneio regional. Foi a última vez que um pernambucano levantou a Orelhuda. Os cearaenses têm chegado com mais força nas últimas edições - o Fortaleza ganhou em 2019 e o Ceará em 2020. Sport e Santa Cruz querem mudar essa história e recuperar a hegemonia regional - o Salgueiro entra com menos ambição, pela situação financeira do clube.

Detentor de três títulos da Copa do Nordeste, o Sport terá um panorama superior à temporada passada. Com cota de televisionamento cheia da Série A (não recebeu integralmente em 2020 por conta de um adiantamento feito em gestões passadas) o Leão da Ilha chega com um poder monetário maior e, consequentemente, mais forte para brigar pelo tetra.

No momento, o Leão conseguiu a renovação de contrato do técnico Jair Ventura, considerado peça importante para a manutenção da Série A, e prioriza a permanência do meia Thiago Neves. Ainda com contrato, o lateral-direito e capitão Patric permanece defendendo a camisa rubro-negra. A expectativa gira em torno também da contratação do atacante Maxwell, de 26 anos. O atleta foi artilheiro do Cuiabá em 2020 e pertence ao Kalmar, da Suécia. O Sport não confirmou a vinda do atacante, mas não escondeu o interesse na sua vinda assim que a janela de transferências abrir, no dia 1º de março.

Acompanhe tudo sobre a cobertura da Copa do Nordeste com o Radar do NE10.

Mas as incertezas são maiores no quesito planejamento. O Sport vive momentos turbulentos por conta do processo eleitoral que rende debates nas redes sociais. Depois de muitas indefinições, a eleição foi marcada para o dia 5 de março.

Pelas bandas do Arruda o cenário político foi semelhante. Mas já houve um desfecho. Joaquim Bezerra, da oposição, é o novo presidente. E fez mudanças no comando técnico. Contratou João Brigatti, que assim como seu antecessor Marcelo Martelotte, foi goleiro do Santa Cruz nos anos de 1990.

O treinador já iniciou o trabalho sofreu algumas perdas no elenco. O goleiro Maycon Cleiton, o lateral-direito Toty e o atacante Victor Rangel, que foram defender o Bragantino, Brusque e Ituano, respectivamente.

O atacante e artilheiro Pipico, além do volante Paulinho, tiveram o contrato estendido, e o meia Chiquinho, que renovou o contrato, permanecem na equipe. E foi com eles que o Tricolor estrou no Pernambucano vencendo o Vitória, por 2x0.

Atualmente, a equipe conta com muitos nomes remanescentes da base para o início da temporada, mas outros reforços irão chegar com o decorrer da janela de transferência.

Comentários

Últimas notícias