JOGOS OLÍMPICOS

UFPE emplaca seis nomes para representar o Brasil nas Paralimpíadas em Tóquio

Pernambuco marca presença entre os selecionados da delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos no Japão

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 10/07/2021 às 13:57
Notícia
X

Com informações da Ascom da UFPE

Pernambuco marcou boa presença na delegação brasileira para a Paralimpíada de Tóquio-2020, que irá acontecer este ano. Só da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), seis nomes estiveram entre os relacionados. Entre as atletas, estão Andreza Vitória, da modalidade bocha paralímpica, e Ana Cláudia e Leylane Castro, do paratletismo. Além dos técnicos Luiz Carlos de Araújo (o Luizinho), da seleção brasileira de bocha paralímpica, Ismael Marques, do paratletismo, e a assistente esportiva Poliana Silva, também da bocha.

“A expectativa é muito grande dentro da satisfação de poder representar o nosso país neste grandioso evento”, afirma Luizinho, que participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos. “A preparação foi um pouco prejudicada devido à pandemia, porém usamos os recursos necessários para que as atletas ficassem, mesmo em trabalho remoto, com o condicionamento necessário para suas performances”, completou. Com exceção do técnico da seleção brasileira de bocha paralímpica, os outros técnicos da UFPE irão fazer suas estreias na Paralimpíada.

As três atletas selecionadas fazem parte do Projeto Paratleta da UFPE, atualmente coordenado por Luizinho e iniciado em 2002. O projeto proporciona o acesso da prática esportiva à comunidade de pessoas com deficiência. Poliana Silva, assistente esportiva da seleção brasileira, foi estudante de Educação Física da universidade e monitora na bocha até assumir como técnica. Já Ismael Marques começou como staff no paratletismo até assumir como técnico.

Professora também foi selecionada

A professora Ana Paula Ferreira, do Departamento de Fisioterapia da UFPE, que participa da preparação da seleção feminina paralímpica de vôlei sentado, também faz parte da delegação. A equipe, medalhista de bronze nas Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, agora se prepara para ir em busca do ouro. Saiba mais sobre o trabalho da professora com a equipe.

Delegação brasileira para a Paralimpíada de Tóquio

De acordo com a CPB, a delegação brasileira será composta por 253 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 159 homens e 94 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 422 pessoas. Jamais uma missão brasileira no exterior teve tamanha proporção. Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor