Jogos Olímpicos

Takabatake é eliminado e judô brasileiro fica sem medalhas no 1º dia dos Jogos Olímpicos

Eric Takabatake e Gabriela Chibana representaram o Brasil

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 24/07/2021 às 1:48
Notícia
AFP
Brasileiro perdeu para sul-coreano nas oitavas de final - FOTO: AFP
Leitura:

ESTADÃO CONTEÚDO

O judô brasileiro não vai disputar medalha no primeiro dia de competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois de Gabriela Chibana ser eliminada, foi a vez de Eric Takabatake cair também nas oitavas de final na categoria até 60kg neste sábado. Ele foi derrotado pelo sul-coreano Won Jin Kim, que dominou quase todo o combate.

>>> Horários Olimpíadas 2021: veja as partidas e disputas deste sábado (24)

Eric Takabatake havia aberto sua participação no judô olímpico com boa vitória sobre Soukhaxay Sithisane, de Laos, com ippon após acúmulo de wazaris. Mas, assim como Chibana, parou na segunda fase. Ele não conseguiu impor seu ritmo diante de Won Jin Kim e caiu no golden score.

LEIA MAIS

Chinesa do tiro esportivo fatura primeira medalha de ouro da Olimpíada

Brasil começa melhor, mas perde para a favorita Noruega na estreia do Handebol

Ágatha e Duda sofrem no início, mas vencem na estreia em Tóquio

Alison e Álvaro Filho ganham bem de dupla argentina na estreia do vôlei de praia

Brasileira Nathalie Moellhausen perde na esgrima e dá adeus às Olimpíadas de Tóquio

Numa luta dura, o brasileiro recebeu duas punições por passividade e foi inferior ao sul-coreano, que o atacou durante quase todo o combate. Depois, no golden score, Eric suportou a pressão e, num contragolpe, derrubou Kim, que, porém, caiu de frente. O adversário respondeu e conseguiu aplicar um wazari com 3min41s de tempo extra para ficar com a vitória e se classificar às quartas.

Como é preciso avançar até as quartas para ficar elegível à repescagem pela medalha de bronze, o Brasil não disputará medalhas neste primeiro dia de competições do judô no templo Budokan.

Eric Takabatake atualmente ocupa a 14ª posição do ranking mundial na categoria até 60kg. O sul-coreano Won Jin Kim está um pouco acima, no nono posto.

CHIBANA

A brasileira Gabriela Chibana está eliminada na disputa de medalhas na categoria até 48Kg do judô. Após estrear muito bem, com vitória em 14 segundos, ela caiu na segunda luta diante da campeã mundial. O segundo combate da brasileira foi bastante complicado e ela acabou levando um ippon quando restavam 1min40, para a número 1 e campeã mundial Distria Krasniqi, de Kosovo.

Chibana aplicou um belo ippon em Harriet Bonface, de Malawi, garantindo classificação às oitavas de final da categoria com somente 14 segundos. Já diante da atleta do Kosovo, ampla favorita ao ouro, ela foi logo levando uma punição por pisar fora do tatame. Fazia uma luta equilibrada, porém acabou surpreendida com a velocidade da adversária e levou o golpe fatal.

Comentários

Últimas notícias