LUTA PELO ACESSO

SÉRIE B DO BRASILEIRÃO: Jornalista diz que Daniel Paulista saiu do CRB por não aceitar colocar reservas contra o Bahia em rodada decisiva; entenda

Daniel Paulista, que assumiu o CRB na 8ª rodada, com o time na vice lanterna, foi demitido dois meses após renovar seu contrato para o fim da próxima temporada

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 04/11/2022 às 12:46 | Atualizado em 04/11/2022 às 13:26
Notícia
X

Essa quinta-feira (3) marcou um episódio curioso na Série B do Brasileirão. O técnico Daniel Paulista, que assumiu o CRB na 8ª rodada, com o time na lanterna, foi demitido restando uma rodada para o fim da competição, dois meses após renovar seu contrato para o fim da próxima temporada.

Atualmente, o Galo não possui chances de rebaixamento, na décima colocação, e chegou a figurar entre as primeiras posições abaixo do G4. Contando apenas os jogos sob o comando de Daniel, o CRB possui o 7° melhor aproveitamento.

Segundo o jornalista Luciano Costa, da rádio Maceió AM, a demissão inesperada de Daniel Paulista no CRB se deu por uma tentativa de interferência externa da diretoria regatiana para o jogo contra o Bahia, que vale o acesso Tricolor. O episódio teria ocorrido após uma viagem da cúpula alagoana a Salvador.

"Uma pessoa ligada ao CRB me disse o seguinte: 'Fica atento que o Daniel Paulista vai cair'. Aí que comecei a trabalhar nessa informação e perguntei o motivo, que ele disse 'Agora não posso lhe dizer', depois recebi ligação de pessoas que tinham aproximação com o técnico e a primeira versão foi a seguinte. Houve uma reunião da Liga do Nordeste, na Bahia, para tratar da Copa do Nordeste, com o presidente e o executivo".

Série B 2022 tem recorde de times que já venceram a Série A

As informações trazidas pelo radialistas destacam que Daniel Paulista não aceitou poupar jogadores para enfrentar o Bahia pela última rodada da Série B.

"Depois dessa reunião, houve um jantar. Aí após retornar para Maceió, se encontraram com Daniel no dia seguinte, dizendo: 'No jogo contra o Bahia, eu quero que você escale esses três jogadores aqui', inclusive incluiu o zagueiro Matheus Mega. Aí Daniel disse 'Isso se chama interferência externa, e eu não aceito isso no meu trabalho. No jogo contra o Bahia, eu vou com força máxima, com o melhor que eu tenho'. Aí, segundo as informações, o mandatário disse 'Se você não fizer isso [escalar os três jogadores em questão], eu vou lhe demitir', e Daniel disse que podia demitir", concluiu Luciano.

QUAL O CENÁRIO NA LUTA PELO ACESSO NA SÉRIE B 2022?

O Sport inicia a rodada na sexta colocação, atrás de Ituano (5°) na saga em busca do G4, que tem o Vasco (4°) como porteiro e é completado por Bahia (3°), Grêmio (2°) e Cruzeiro (1°). Dos atuais pertencentes do grupo, o Tricolor de Aço é o principal alvo do Leão para ser ultrapassado. O Cruz-Maltino até pode ser igualado em pontos, mas sua derrota significaria uma vitória do Galo de Itu, que terminaria a frente do Rubro-Negro pernambucano.

Para garantir o acesso para a Série A 2023, o Sport precisa vencer o Vila Nova, 13° colocado, fora de casa, com uma boa diferença de gols e contar com uma combinação de resultados.

Vasco e Ituano, quarto e quinto colocados, respectivamente, se enfrentam no estádio Novelli Júnior, em Itu, interior de São Paulo. Uma vitória dos paulistas encerra qualquer chance remota do Sport subir, uma vez que possui um ponto a mais que o Leão. Dessa forma, o cenário ideal é um empate ou vitória dos cariocas, que possuem o mesmo grau de influência pro acesso pernambucano.

Para fechar o cenário de combinações necessárias para o acesso rubro-negro, o Bahia precisa perder para o CRB (10°), fora de casa, no Rei Pelé, por uma grande diferença de gols. O placar dessa partida precisa estar diretamente sincronizado com o do Sport, uma vez que, com a vitória leonina, os nordestinos empatariam em pontos, com 59 cada, e em número de vitórias, com 16 triunfos. O próximo critério de desempate passa a ser o saldo de gols das equipes.

A 38ª rodada terá início com +6 de saldo de gols do Sport contra +13 do Bahia, o que representa uma diferença de sete entre os saldos. Assim, a soma dos resultados das duas partidas precisaria reverter essa diferença.

Em caso de mais um empate nesse critério, o próximo passaria a ser menos número de cartões vermelhos. O Bahia possui oito cartões vermelhos somados nas 37 rodadas disputadas, enquanto o Sport teve algum jogador expulso quatro vezes.

Isso representa que o Sport precisa ao menos empatar em número de saldo de gols com o Bahia para assumir sua vaga no G4 da Série B. Resultados como CRB 3x0 Bahia e Vila Nova 0x4 Sport, CRB 4x0 Bahia e Vila Nova 0x3 Sport, CRB 4x1 Bahia e Vila Nova 1x5 Sport classificariam o Leão para a primeira divisão.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor