SÉRIE B

VILA NOVA X SPORT: Técnico do adversário do Leão mostra alívio com adiamento da semifinal da Copa Verde

Encerrando sua participação na Série B 2022, o Sport entra em campo neste domingo (6) pela 38ª rodada

Gabriel Neukranz
Cadastrado por
Gabriel Neukranz
Publicado em 03/11/2022 às 10:54 | Atualizado em 03/11/2022 às 21:58
Charles Johnson/JC IMAGEM
Sport e Vila Nova empataram em 0x0 no jogo do primeiro turno da Série B, na Ilha do Retiro - FOTO: Charles Johnson/JC IMAGEM
Leitura:

Encerrando sua participação na Série B 2022, o Sport entra em campo neste domingo (6), às 18h30, pela 38ª rodada. O Leão inicia a última série de jogos na sexta colocação, com 56 pontos, e podendo ultrapassar Ituano e Bahia para garantir o acesso à Série A.

O Vila Nova, último adversário do Sport, enfrenta o Brasiliense pelo jogo de ida das semifinais da Copa Verde. A partida iria ocorrer neste sábado (5), fora de casa, em Brasília, na véspera do jogo pela Série B. Porém, foi adiada para depois da última rodada da Segundona.

A proximidade entre as partidas indicaria que o Vila utilizaria sua força máxima na Copa Verde, visto que não tem mais chances de acesso ou rebaixamento na Série B, mas não foi isso que o técnico Allan Al defendeu em coletiva.

"Valeu muito a questão moral para continuarmos fazendo o que estamos fazendo em todas as competições, sempre usando força máxima. Teria que entrar a questão burocrática", afirmou o comandante Allan Al.

"Teríamos que comunicar a CBF, pois não temos um elenco tão numeroso para relacionar 20 jogadores em uma partida, e outros 20 diferentes na outra", acrescentou o treinador, indicando a escalação dos titulares contra o Sport, no domingo.

Chances de acesso

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Sport chega na 38ª e última rodada da Série B com 0,046% de chances de conseguir o acesso para a Série A 2023.

Cálculos e cenários para acesso

O Sport inicia a rodada na sexta colocação, atrás de Ituano (5°) na saga em busca do G4, que tem o Vasco (4°) como porteiro e é completado por Bahia (3°), Grêmio (2°) e Cruzeiro (1°). Dos atuais pertencentes do grupo, apenas o Tricolor de Aço pode ser ultrapassado pelo Leão. O Cruz-Maltino até pode ser igualado em pontos, mas sua derrota significaria uma vitória do Galo de Itu, que terminaria a frente do Rubro-Negro pernambucano.

Para garantir o acesso para a Série A 2023, o Sport precisa vencer o Vila Nova, 13° colocado, fora de casa, com uma boa diferença de gols e contar com uma combinação de resultados.

Vasco e Ituano, quarto e quinto colocados, respectivamente, se enfrentam no estádio Novelli Júnior, em Itu, interior de São Paulo. Uma vitória dos paulistas encerra qualquer chance remota do Sport subir, uma vez que possui um ponto a mais que o Leão. Dessa forma, o cenário ideal é um empate ou vitória dos cariocas, que possuem o mesmo grau de influência pro acesso pernambucano.

Série B 2022 tem recorde de times que já venceram a Série A

Para fechar o cenário de combinações necessárias para o acesso rubro-negro, o Bahia precisa perder para o CRB (10°), fora de casa, no Rei Pelé, por uma grande diferença de gols. O placar dessa partida precisa estar diretamente sincronizado com o do Sport, uma vez que, com a vitória leonina, os nordestinos empatariam em pontos, com 59 cada, e em número de vitórias, com 16 triunfos. O próximo critério de desempate passa a ser o saldo de gols das equipes.

A 38ª rodada terá início com +6 de saldo de gols do Sport contra +13 do Bahia, o que representa uma diferença de sete entre os saldos. Assim, a soma dos resultados das duas partidas precisaria reverter essa diferença.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias