MERCADO DA BOLA

SPORT: Presidente rubro-negro revela recusa de duas ofertas por joia da base: 'Propostas grandes'; veja detalhes

Mesmo com a receita das cotas de TV incerta para a próxima temporada, o presidente Yuri Romão garante não estar preocupado em vender os atuais destaques da base leonina

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 10/11/2022 às 9:03
Notícia
X

O Sport terminou 2021 com muitos jogadores revelados na base do clube em alta pelo time principal. Foi o caso de jogadores como Mikael e Gustavo, que logo no início deste ano, foram vendidos por quantias milionárias para o exterior. Junta, a dupla rendeu cerca de R$30 milhões aos cofres rubro-negros.

Mesmo com a receita das cotas de TV incerta para a próxima temporada, o presidente Yuri Romão garante não estar preocupado em vender os atuais destaques da base leonina

"No passado, [na negociação de] Mikael, eu saí de casa com o discurso pronto para não vendê-lo. Mas a proposta foi muito boa. Não tem jogador inegociável. [...] Possivelmente, com essa maior integração com o futebol profissional, no próximo ano a gente já vai ter uma melhor retorno sobre jogadores da base. Mas, por enquanto, não estamos preocupados com vendas de jogadores da base".

Nessa quarta (9), o Sport anunciou a contratação de Rafael Fernandes, que chega à Ilha do Retiro para o cargo de executivo da base e se junta a João Marcelo Barros, coordenador geral de base, na busca por facilitar o caminhos dos jogadores formados no clube rumo ao profissional.

"O que a gente pensa é que a base venha de fato para junto do futebol profissional, que ela tenha um comando só. Com relação ao financeiro, o Sport é um clube que sempre revelou bons valores. No passado recente perdeu o certificado de clube revelador. Nós estamos em vias de recuperar, estamos com reforma na parte do hotel e já estamos indo com a vigilância sanitária e toda a questão burocrática para estarmos de volta com o certificado de clube formador", garantiu o mandatário.

O certificado de clube formador lhe dá direito ao mecanismo de solidariedade da Fifa, onde os clubes responsáveis pela revelação dos jogadores são compensados com uma porcentagem do valor de cada transferência internacional dos atletas. O máximo que o clube pode receber é de até 5% do valor total da venda. 

Romão revelou ter recebido duas propostas grandes para vender o volante Ítalo, capitão da base rubro-negra, ambas recusadas. Recentemente, o meio-campista renovou contrato com o Leão.

"Ao longo do ano, tivemos jovens valores sendo revelados e despontando. Ao exemplo de Ítalo, Pedro, Juba - esse é mais uma constatação-, Ewerthon, Chico, e eu não tenho nenhuma vontade de me desfazer de nenhum deles. Ítalo mesmo, a gente já negou duas propostas. Grandes, inclusive. A gente tem outras formas de financiar o equilíbrio financeiro sem que a gente precise vender. Se for para vender, vamos vender bem", concluiu. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor