COPA DO MUNDO 2022

RESULTADO BRASIL X CAMARÕES: brasileiros perdem para a seleção de Camarões, mas avançam na Copa do Mundo

Ao entrar em campo nesta sexta-feira, o lateral-direito Daniel Alves se tornou, aos 39 anos, o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo pelo Brasil

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 02/12/2022 às 19:44
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
Brasil x Camarões na Copa do Mundo 2022 - FOTO: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
Leitura:

AFP

O Brasil encerrou sua campanha na primeira fase da Copa do Mundo do Catar com uma derrota por 1 a 0 para Camarões nesta sexta-feira (2), no estádio Lusail, mas se manteve na liderança do Grupo G, que também teve a classificação da Suíça.

O capitão camaronês, Vincent Aboubakar, fez de cabeça o gol da vitória dos 'Leões Indomáveis' aos 47 minutos do segundo tempo, quebrando uma invencibilidade de 17 jogos da Seleção Brasileira, que não perdia desde a final da Copa América de 2021.

A partida desta sexta-feira, em que a seleção jogou de camisa azul, registrou um recorde.

Ao entrar em campo nesta sexta-feira, o lateral-direito Daniel Alves se tornou, aos 39 anos, o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo pelo Brasil.

Em sua estreia na Copa do Catar, sua segunda depois do Mundial da África do Sul-2010, ele superou o zagueiro Thiago Silva (38 anos), que foi poupado e ficou no banco.

Contra os africanos, Alves usou a braçadeira de capitão em uma equipe já classificadas para as oitavas de final. Tite apostou num 'time B' para dar oportunidades aos jogadores que menos jogaram.

Rodrygo, Fred e Gabriel Jesus lideraram o ataque brasileiro, que precisava apenas de um empate para garantir o primeiro lugar.

- Brasil domina, mas não marca -

Logo no primeiro minuto, Antony recebeu na direita e lançou para Dani Alves. O veterano cruzou na área para Rodrygo, mas a defesa africana afastou. Gabriel Jesus ficou com a sobra e tocou para Antony, que chutou cruzado, mas os africanos rebateram novamente.

O jogo era truncado e aos 6 minutos o lateral-direito Nouhou Tolo recebeu um cartão amarelo por dar um carrinho em Antony. Logo em seguida, foi a vez do árbitro mostrar o amarelo para Éder Militão por falta no meia Moumi Ngamaleu.

Aos 13 minutos, Gabriel Martinelli recebeu um cruzamento e desviou de cabeça para grande defesa do goleiro Devis Epassy, que deu um tapa mandando para escanteio.

Aos 19 minutos, Camarões teve sua primeira boa chance. Nouhou Tolo recebeu de Choupo-Moting na esquerda e cruzou no centro da área. Mas Ederson conseguiu interceptar.

Aos 27, Rodrygo partiu em velocidade e quando se aproximava da meia-lua foi derrubado por Pierre Kunde, que recebeu o amarelo pela falta. O próprio jogador do Real Madrid cobrou, mas a bola explodiu na barreira.

Aos 31, mais uma jogada de ataque do Brasil foi parada com falta em Rodrygo e outro cartão amarelo. Daniel Alves cobrou, mas a bola subiu demais.

Aos 37, Martinelli avança e sofre falta, mas o lance continua com Fred que toca para Antony. O atacante ajeita e chuta de pé esquerdo para outra defesa de Epassy.

 

O Brasil tinha a posse de bola e procurava abrir o placar constantemente, enquanto Camarões se fechava atrás buscando o gol no contra-ataque.

Em outro lance, a defesa camaronesa afastou mal e a sobra ficou com Gabriel Martinelli, que conduziu até a entrada da área e soltou a bomba, espalmada por Epassy para cima da baliza.

Camarões, que basicamente só se defendia, teve outra boa chance. Em um contra-ataque rápido Bryan Mbeumo recebeu um cruzamento e desviou com uma cabeçada perigosa. A bola quicou antes da boa defesa de Ederson.

- Epassy fecha o gol, Aboubakar marca -

A segunda etapa começou com Camarões saindo da retranca e procurando o gol. Logo aos 2 minutos houve um rápido contra-ataque da equipe africana que a defesa brasileira mandou para escanteio.

Alex Telles se machucou no lance e deitou no gramado, onde recebeu atendimento.

Os 'Leões Indomáveis' voltaram a assustar pouco depois, com um chute cruzado do camisa 10 Vincent Aboubaka que passou perto da trave direita de Ederson (50).

Ainda com dores, Alex Telles acabou sendo substituído por Marquinhos, improvisado na lateral-esquerda. Tite também trocou Rodrygo por Everton Ribeiro, substituiu Fred por Bruno Guimarães e o atacante Pedro entrou no lugar de Gabriel Jesus.

O Brasil insistiu e criou chances com Martinelli, Militão, e Antony, mas todas pararam no inspirado Epassy.

Aos 77 minutos, Camarões respondeu com um chute perigoso de Olivier Ntcham, que havia entrado no lugar de Pierre Kunde. Ederson mergulhou e defendeu.

Pouco depois, Aboubakar segurou Martinelli em um rápido contra-ataque pela direita e recebeu o cartão amarelo.

E o próprio Aboubakar marcou o gol da vitória camaronesa nos acréscimos, em um rápido contra-ataque.

Mbekeli avançou pela direita e cruzou na para o atacante cabecear. Na comemoração ele tirou a camisa e recebeu mais uma amarelo seguido do vermelho.

O Brasil agora volta a campo no Catar contra a Coreia do Sul, segunda colocada do Grupo H do Mundial, na próxima segunda-feira, no estádio 974, às 16h00 (horário de Brasília).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias