BRASILEIRÃO

TABELA DO BOTAFOGO: Título ameaçado? A começar pelo Palmeiras, Botafogo jogará três confrontos diretos e um clássico em 12 dias

Botafogo tem dura sequência no mês de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 01/11/2023 às 11:17
Notícia
X

É dia de jogaço no Brasileirão 2023! Nesta quarta-feira (1), o líder Botafogo e o vice-líder Palmeiras se enfrentam, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada em um duelo que pode ser crucial na definição do título.

A distância entre cariocas e paulistas é de "apenas" 6 pontos e pode cair pra três em caso de vitória do Palmeiras, colocando, o Botafogo, pela primeira vez desde que disparou na liderança, com risco de ter sua pontuação igualada na próxima rodada.

Por outro ponto de vista, a partida representa, também, a chance do Botafogo vencer um adversário direto, disparar ainda mais na liderança e frustrar as pretensões de um dos seus principais concorrentes, afastando a desconfiança.

 

COM UM JOGO A MENOS, BOTAFOGO TEM SEQUÊNCIA DECISIVA EM 12 DIAS

É importante ressaltar que o Botafogo tem um jogo a menos, contra o Fortaleza, válido pela 29ª rodada.

Portanto, embora sua distância para o Palmeiras seja de 6 pontos, o time carioca tem três pontos a mais para disputar.

No entanto, a tabela é ingrata e os botafoguenses podem chegar para o jogo contra o Fortaleza precisando vencer para se manter ou até recuperar a liderança.

Isso por que, antes da partida contra o Fortaleza, no dia 23 de novembro, o alvinegro enfrentará, além do Palmeiras, nesta quarta (1), o Vasco, no dia 6, o Grêmio, no dia 9 e o Bragantino no dia 12.

Serão três confrontos diretosum clássico em apenas 12 dias.

Standings provided by Sofascore

Doze pontos em disputa que podem definir a disputa pelo título do Brasileirão 2023.

Em um cenário negativo, o Botafogo pode ver toda a sua vantagem, que chegou a ser de 13 pontos, ruir, deixando não apenas de pontuar, como cedendo pontos diretamente a três concorrentes, tendo sua liderança ameaçada ou, como dito, tomada.

OLHANDO PELO LADO POSITIVO...

Em contrapartida, se vencer os quatro jogos, o Botafogo poderá chegar para a partida contra o Fortaleza podendo ser campeão.

Vencendo os 4 jogos, o alvinegro somará mais 12 pontos e chegará aos 71 pontos.

Num cenário onde Palmeiras, Bragantino, Grêmio 9 pontos neste mesmo período, não vencendo apenas os confrontos diretos contra o próprio Botafogo, eles chegarão, respectivamente, aos 626159 pontos.

Nesse contexto, o Botafogo poderá chegar aos 74 pontos, abrir 12 pontos de vantagem para o 2° colocado, no caso o Palmeiras, em caso de vitória no jogo atrasado contra o Fortaleza, com 4 rodadas restando para o fim da competição, desde que o Bragantino não vença o Flamengo pelo jogo atrasado da 30ª rodada, marcado para o dia 23.

*A matemática funciona, também, caso o Botafogo some pontos a mais que todos os demais concorrentes, nos mais diversos cenários no mesmo recorte de jogos.

TABELA HIPOTÉTICA QUE GARANTE O TÍTULO DO BOTAFOGO CONTRA O FORTALEZA

GE / REPRODUÇÃO
Botafogo pode ser campeão contra o Fortaleza, caso vença os próximos 5 jogos - GE / REPRODUÇÃO

Seguindo tal projeção, a pontuação do Botaofogo seria no máximo igualada nas últimas 4 rodadas, mas o título botafoguense já estaria assegurado, uma vez que seu número de vitórias (hipoteticamente 23), não poderia ser alcançado pelo Palmeiras (18).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor