Surfe

Gabriel Medina supera franceses, vence ISA Games e conquista vaga olímpica para Paris-2024

Brasil garante as duas vagas extras possíveis e terá seis atletas competindo na próxima edição da Olimpíada

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 03/03/2024 às 19:09
Notícia
X

Gabriel Medina carimbou neste domingo a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ao se sagrar campeão do ISA Games. Após ficar seis meses em 2022 sem competir para cuidar da saúde mental, e viver um ano de 2023 sem muitos brilhos, o brasileiro parece ter recuperado a boa forma com uma exibição de gala para vencer sua primeira competição na temporada.

Tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina estava correndo risco de ficar fora da Olimpíada, mas se aproveitou da vaga extra atribuída ao vencedor do ISA Games para deixar o sonho vivo de conquistar uma medalha de ouro em Paris.

Com Gabriel Medina, o Brasil já confirmou cinco surfistas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além dele, já estão classificados: Filipe Toledo e João Chianca, além de Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel na disputa feminina.

Três brasileiros caíram nas ondas de Rastrial, em Porto Rico. Filipe Toledo acabou não conseguindo ter uma grande exibição e foi eliminado no sábado. Quem também ficou pelo meio do caminho foi Yago Dora, que caiu na primeira bateria da repescagem deste domingo.

A expectativa estava toda sobre Medina e ele deu conta do recado O brasileiro garantiu 9,00 pontos logo de cara ao aplicar um aéreo na disputa com os franceses Joan Duru e Kauli Vaast, além do marroquino Ramzi Boukhiam.

Medina, no entanto, continuou somando notas baixas e estava na segunda colocação até os minutos finais, quando achou uma esquerda, encaixou cinco manobras e tirou uma nota 7,40 para confirmar o título.

Para garantir a vaga na Olimpíada, ele precisaria que os franceses não ficassem com o vice-campeonato e deu tudo certo. Ramzi Boukhiam esteve em um grande dia, chegou a liderar a disputa, mas acabou ficando em segundo, o suficiente para colocar Medina em Paris.

MAIS UMA VAGA PARA PARIS

O Brasil conseguiu mais uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris no surfe. Luana Silva acabou assegurando um lugar na delegação brasileira graças ao desempenho de Tatiana Weston-Webb no Isa Games.

Neste domingo, em Porto Rico, Tatiana faturou o vice-campeonato da etapa e abriu uma vaga extra para o Brasil. Como já estava classificada para os Jogos, quem acabou sendo beneficiada foi Luana Silva.

Na etapa Tatiana só ficou atrás da campeã australiana Sally Fitzgibbons. Assim, Tatiana e Luana se juntam a Tainá Henckel.

Dessa maneira, o Brasil garante as duas vagas extras possíveis e terá seis atletas competindo na próxima edição da Olimpíada. Essa vai ser a maior delegação possível do Brasil.

Tags

Autor