Abertura dos Jogos Olímpicos promete inovação com desfile de atletas em barcos pelo Rio Sena

Cerca de 45 mil policiais vão garantir a segurança da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Essa é a maior mobilização de forças de ordem na França

Publicado em 24/07/2024 às 21:19

A Olimpíada de Paris começa nesta sexta-feira (26) com uma novidade. Pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura vai acontecer fora de um estádio. O aguardado evento, que iniciará às 14h (horário de Brasília), acontecerá no Rio Sena e os atletas vão desfilar em barcos. A inovação faz com que a cerimônia seja gratuita para grande parte dos espectadores.

Durante o percurso pelo rio, de aproximadamente seis quilômetros, os quase 100 barcos com cerca de 10.500 atletas vão passar por símbolos da capital francesa, como o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame e o Grand Palais. O trajeto termina em frente à Torre Eiffel, onde a pira olímpica vai ser acesa e onde serão realizados os protocolos oficiais.

Como será a cerimônia de abertura

Tradicionalmente, a Grécia, por ter sido o país que deu origem à Olimpíada, é a primeira delegação a desfilar. A expectativa é que a segunda equipe a percorrer o Rio Sena, repetindo o que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, sejam os atletas refugiados, que disputam a competição pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A partir daí, a entrada ocorre seguindo a ordem alfabética, de acordo com o alfabeto da sede, no caso a França. O formato é o mesmo do Brasil, já que ambos seguem o alfabeto latino, com 26 letras. Seguindo a tradição, o país-sede é quem fecha o desfile.

Segurança

Cerca de 45 mil policiais vão garantir a segurança da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Essa é a maior mobilização de forças de ordem na França, que convocou agentes da gendarmeria, da polícia nacional, das alfândegas, da administração penitenciária e do exército.

Tags

Autor