covid-19

Escolinhas do Náutico com aulas suspensas por causa do coronavírus

O timbu emitiu um comunicado com as decisões para evitar a proliferação do novo coronavírus

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 16/03/2020 às 21:33
LÉO LEMOS/CNC
AFLITOS Diretoria do Náutico planeja segurança em torno do palco da final - FOTO: LÉO LEMOS/CNC

Depois de comunicar restrições na sede social e no centro de treinamento para atividades ligadas ao futebol profissional, o Náutico emitiu mais um comunicado na noite desta segunda-feira (16). O clube decidiu suspender as aulas das escolinhas que funcionam na sede, no bairro dos Aflitos, por tempo indeterminado por causa da pandemia do novo coronavírus. Em Pernambuco, já foram registrados 18 casos da doença.

As aulas suspensas sem previsão de retorno são as das escolinhas que funcionam na quadra da sede social. As aulas da escolinha de futebol que acontecem no CT serão suspensas na quarta-feira (18) e têm retorno previsto para o dia 31 de março. O elenco do futebol feminino também não vai treinar pelos próximos 15 dias.

Além disso, o Náutico proibiu aglomerações na sede social e pede que os sócios resolvam demandas pelo telefone ou por e-mail, nos seguintes contatos (81) 99962-0039 e [email protected]. Por fim, o Timbu pede que pessoas em grupo de risco, idosos, portadores de doenças crônicas e asmáticos, evitem circular nas dependências do clube.

"Todas essas demandas visam mitigar os riscos imprimidos por essa pandemia que acomete o mundo e estão em consonância com a orientação do Poder Público. Ressaltamos ainda que, por ora, o atendimento administrativo da sede será restrito a assuntos que demandem a presença física dos funcionários", completa a nota do clube.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias