Invicto há 16 jogos nos Aflitos, Náutico conta com a força do estádio para buscar título do Pernambucano
Sob o comando de Hélio dos Anjos, o Timbu não sabe o que é perder nos Aflitos
O Náutico não sabe o que é perder nos Aflitos há 16 jogos. A última vez em que o Timbu perdeu uma partida no seu estádio foi no dia 12 de outubro, quando foi derrotado por 2x0 pela Ponte Preta, em duelo pela Série B. Na ocasião, o Alvirrubro ainda era comandado pelo técnico Gilson Kleina. No entanto, a chave virou depois daí. Após sofrer esse revés, o Náutico embalou uma sequência sem saber o que é ser derrotado dentro de casa. No total, já são 16 jogos invicto em um período de mais de sete meses. Isso, claro, embala o Timbu para buscar o título do Pernambucano contra o Sport, que será decidido dentro dos Aflitos.
- Dirigentes do Náutico na bronca: "Com o VAR a gente é prejudicado imagine sem"
- Hélio dos Anjos sobre decisão: "Ninguém vai passar por cima do Náutico"
- Hélio destaca final contra Sport como "último jogo da vida"
- Veja o gol anulado do Náutico no primeiro jogo da final do Estadual contra o Sport
- No Náutico, Hélio dos Anjos exalta união do grupo: 'Me enche de confiança e esperança'
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o caldeirão está silenciado. No entanto, abraçado em sentimentos por milhares de alvirrubros espalhados pelo mundo - e que mandam boas energias para domingo. E se tem um cara que vem sendo fundamental para essa invencibilidade do Náutico nos Aflitos é o técnico Hélio dos Anjos. Desde que assumiu o clube, ainda na reta final da Série B do ano passado, Hélio não sabe o que é ser derrotado dentro do caldeirão.
No total, Hélio disputou 14 jogos comandando o Náutico dentro dos Aflitos, tendo conquistado dez vitórias e quatro empates. Esse desempenho, aliás, fez o estádio voltar a ser o que era. Antes do técnico chegar, Timbu vinha muito mal e oscilando dentro de casa, sendo o quinto pior mandante da Segundona de 2020. No entanto, após Hélio assumir, o Alvirrubro voltou a ser forte nos seus domínios e, desde então, está invicto em casa.
Na atual temporada, o Náutico jogou cinco jogos no estádio dos Aflitos, tendo vencido quatro e empatado apenas um - 2x2 contra o Afogados. Na semifinal do Estadual, no duelo contra o Santa Cruz, o Náutico até foi o mandante do confronto, mas não pôde realizar a partida nos Aflitos por conta do gramado, que foi castigado pelas fortes chuvas. Por conta disso, o embate foi transferido para a Arena de Pernambuco, onde o Alvirrubro venceu por 2x1 e avançou à final contra o Sport.
O Náutico fica com o título do Pernambucano após os 90 minutos caso vença o Sport por qualquer placar. Caso seja empate, a decisão será nos pênaltis. Se perder no tempo normal, o Alvirrubro fica com o vice, uma vez que o primeiro jogo foi 1x1.
TÍTULO DO NÁUTICO QUEBRA DOIS LONGOS TABUS
Se for campeão contra o Sport, o Náutico quebra um tabu de 53 anos sem vencer o Sport numa final de campeonato. A última foi em 1968, quando o Timbu bateu o Rubro-Negro na decisão e ergueu o hexacampeonato. Além desse, outro tabu que pode ser quebrado é o de não ganhar um título dentro dos Aflitos há 47 anos. A última vez que deu a volta olímpica dentro do seu estádio foi em 1974, quando na ocasião derrotou o Santa Cruz e, de quebra, evitou o sexto título do rival, criando o bordão 'hexa é luxo'.
Desde o último título conquistado dentro dos Aflitos, ainda em 1974, o Náutico levantou mais oito taças, porém todas longe do seu estádio. Em 1984, 1985, 1989, 2001, 2002 e 2004, o Alvirrubro foi campeão pernambucano contra o Santa Cruz e levantando os troféus dentro do Arruda. Já em 2018 ganhou o Estadual diante do Central e ergueu a taça na Arena de Pernambuco. Em 2019, na conquista da Série C, o título foi erguido no Castelão, casa do Sampaio Corrêa.
JOGOS DE INVENCIBILIDADE DO NÁUTICO NOS AFLITOS:
Náutico 1×1 Cruzeiro (Gilson Kleina no comando)
Náutico 2×2 Avaí (Gilson Kleina no comando)
Náutico 0x0 Vitória (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 2×0 Guarani (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 2×0 Brasil de Pelotas (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 1×0 Sampaio Corrêa (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 2×0 Cuiabá (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 2×1 Paraná (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 0x0 América Mineiro (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 4×1 Oeste (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 1×1 CSA (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 5×0 Central (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 3×1 Vera Cruz (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 4 x 1 Vitória das Tabocas (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 2 x 1 Santa Cruz (Hélio dos Anjos no comando)
Náutico 2x2 Afogados (Hélio dos Anjos no comando)