Como emenda do projeto de lei 2824/2020, chamado de "Lei de Emergência ao Esporte", a Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde desta quinta-feira a volta e entrada de novos clubes ao Profut. O autor é o deputado federal pernambucano (PSB) Felipe Carreras. Agora o PL segue para o Senado. Sendo aprovado, faltará apenas ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. E, assim, Sport, Náutico e Santa Cruz poderão entrar no programa de refinanciamento das dívidas fiscais.
LEIA MAIS
> Milton Bivar explica situação do Sport para retomada das competições
> Após Jean Carlos, Willian Simões testa positivo para covid-19 e liga alerta no Náutico
> Centroavante tem nome publicado no BID e reforça Santa Cruz contra o Sport
Os dirigentes do Leão, Timbu e Cobra Coral estavam articulando há meses com Felipe Carreras a aprovação na Câmara da nova regra para o Profut. A última decisão tomada por eles era mobilizar mais clubes e políticos para a aprovação de um Projeto de Lei específico para o programa federal. Porém, o texto entrou como emenda no PL que determina uma ajuda emergência, no total, de R$ 1,6 bilhões para o setor esportivo durante a pandemia do novo coronavírus. Dessa maneira, trabalhadores da área terão o direito a auxílio de R$ 600.
"A inclusão do Profut foi uma grande vitória para o futebol brasileiro e, especificamente, para o pernambucano. Após a sanção presidencial, Sport, Náutico e Santa Cruz terão a oportunidade de voltar ao programa e receber a ajuda necessária para se recuperarem financeiramente. Acredito que, na situação atual, com a parada das competições durante quase quatro meses, os clubes terão um fôlego para retornar as suas atividades", afirmou Carreras.
No mês passado, o deputado federal pernambucano tentou incluir a emenda no Projeto de Lei que permitia a suspensão do pagamento do refinanciamento por parte dos clubes durante a pandemia. Mas, o texto não foi aprovado e retirado do PL. Agora, o Sport tem a chance de pela primeira vez fazer parte do Profut e Náutico e Santa Cruz de voltarem para o programa.
Comentários