protocolos sanitários

Eleição do Santa Cruz é adiada na véspera e clube aguarda vistoria da SES para realizar pleito

Ofício enviado pelo Conselho Deliberativo do clube informou à SES que cerca de 2 mil torcedores devem circular na sede tricolor durante a assembleia para eleição

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 09/02/2021 às 22:04 | Atualizado em 09/02/2021 às 22:04
Notícia
X

Faltando menos de 24 horas para acontecer, as eleições do Santa Cruz foram, mais uma vez, adiadas. O pleito que deveria ser realizado nesta quarta-feira (10) precisará esperar uma vistoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), sendo transferido, possivelmente, para a quinta-feira (11). Tudo isso se deve a um ofício enviado pelo Conselho Deliberativo do clube para consulta à SES que, por sua vez, recomendou que a assembleia de eleição não fosse realizada devido ao número previsto de pessoas circulando na sede tricolor para a escolha do novo presidente, vice-presidente e presidente do Conselho, que descumpre as recomendações para evitar a proliferação do novo coronavírus. 

>> Presidente do Conselho Deliberativo confirma adiamento das eleições do Santa Cruz

>> Secretaria de Saúde vai vistoriar Arruda e eleição do Santa Cruz pode acontecer na quinta-feira

>> Constantino Junior se reúne com candidatos à presidência do Santa Cruz para tratar de eleição presidencial

Segundo Paulo Borba, presidente do Conselho Deliberativo e candidato à reeleição na chapa da situação, o Santa Cruz procurou a SES para saber sobre o procedimento das eleições, mas no ofício enviado ao órgão não detalhou o esquema e procedimentos que seriam adotados para a realização do certame e apenas informou que cerca de 2 mil pessoas circulariam na sede coral durante a eleição. Desta forma, a Secretaria Estadual de Saúde levantou uma bandeira vermelha para o clube. 

"Semana passada, no dia 4 de fevereiro, nós fizemos uma consulta a Secretária de Saúde de Pernambuco, ao secretário André Longo, sobre as nossas eleições e a viabilidade para elas acontecerem, em virtude do decreto governamental publicado no dia 7 de janeiro, que endurece as regras da pandemia por conta da segunda onda da covid-19. E o Santa Cruz, por responsabilidade, nós dirigentes temos a responsabilidade de não expor nossa instituição ao fechamento, multa ou a qualquer tipo de coisa que pudesse fechar o clube. E aí fizemos essa consulta, assim como fizemos no dia 28 de janeiro, e hoje (terça-feira, 9) tivemos a resposta do secretário André Longo suspendendo as eleições", afirmou Borba. 

O esquema e procedimentos para o dia da eleição foram definidos pela Comissão Eleitoral, na última segunda-feira (8), segundo o atual presidente do clube, Constantino Júnior. A comissão é formada por dois representantes de cada chapa. Ao longo do dia, a fim de fazer a assembleia acontecer, tricolores de todas as chapas concorrentes se manifestaram e se movimentaram, e a Comissão enviou um novo ofício à SES, desta vez com detalhamento do esquema montado para a assembleia. 

No fim da tarde, os candidatos de todas as chapas se reuniram com Constantino, no Arruda. A ideia do encontro era conversas com os envolvidos para evitar, por exemplo, aglomeração na vitória de algum dos três candidatos. Além do encontro entre os concorrentes, o dia também terminou com a informação de que a SES fará uma vistoria no Arruda, nesta quarta-feira, em horário não confirmado. Se tudo estiver dentro dos protocolos considerados seguros pelo governo de Pernambuco, o Santa poderá realizar o pleito a partir de quinta-feira.

Ainda de acordo com Constantino Júnior, o clube está preparado para atender todos os protocolos. "Estamos, sim, preparados. Com a compra do álcool, dos procedimentos, das pessoas que estão envolvidas no pleito. Mas a gente tem que ter o entendimento que ou a gente faz um esforço ou não tem pleito", disse, se referindo a aglomerações que podem acontecer no entorno da sede e gerar uma intervenção dos órgãos fiscalizadores, consequentemente a suspensão da eleição mesmo depois que já tiver sido iniciada. 

Em entrevista à Rádio Jornal, Constantino Júnior frisou que é difícil controlar o componente humano e fez um apelo aos tricolores. "Venham apenas os sócios votantes". "Imagina começar uma votação e ao mesmo tempo começa aglomeração fora do Arruda, o governo pode encerrar o pleito. Imagina a decepção que vai ser. Torcedor, venha apenas o sócio votante. Tenha tranquilidade, torça, mas não aglomere aqui do lado de fora porque se não, não tem o pleito. Por mais que o Santa Cruz esteja preparado, não teremos como evitar aglomerações no entorno. É uma mensagem para que o torcedor tenha essa sensibilidade, que os candidatos passem essa mensagem para que o torcedor não venha porque pode até suspender o pleito e acabar atrapalhando até o seu candidato. O que todo mundo quer é que aconteça logo esse pleito", pediu o presidente coral.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que recebeu, no dia 4 de fevereiro, uma consulta sobre a realização da assembleia geral ordinária para as eleições do Santa Cruz e afirmou que o evento ignorava o Decreto Estadual que determina a suspensão de realização de eventos corporativos, institucionais e sociais no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2021 e sem mencionar um protocolo sanitário específico para a eleição. Agora com um novo ofício, a SES informou que fará uma vistoria no local da eleição. 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu, no último dia 4 de fevereiro, uma consulta sobre a realização da assembleia geral ordinária para as eleições do Santa Cruz Futebol Clube. No documento, o Conselho Deliberativo do clube solicita autorização da eleição explicitando tão somente a previsão de que cerca de duas mil pessoas participariam do pleito.

Ignorando o Decreto Estadual nº 50.077, de 20 de janeiro de 2021, que determina a suspensão da realização dos eventos corporativos, institucionais e sociais no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2021 e sem qualquer menção a protocolo sanitário específico para o certame.

Na tarde desta terça-feira (09.02), um novo pedido de realização do evento, dessa vez assinado pela comissão eleitoral, trouxe detalhes sobre o protocolo sanitário a ser adotado para a realização da assembleia geral.

Em se tratando de um evento de grande porte, a autoridade sanitária deliberou que as medidas preventivas elencadas no documento sejam vistoriadas nesta quarta-feira e, sendo aprovadas pelos órgãos de fiscalização, as eleições possam ser realizadas a partir da quinta-feira, 11 de fevereiro.

FUTURO

Com o adiamento das eleições do Santa Cruz, fica o grande questionamento: e agora? Com a temporada 2021 batendo na porta, o Tricolor claramente vai largando atrás de seus concorrentes, sobretudo com os rivais da Série C, principal competição do clube na temporada. Ao ser questionado sobre a possibilidade de realizar o pleito de forma virtual, numa tentativa de não ficar refém do Governo do Estado, Paulo Borba afirmou que é uma alternativa, mas que custa alto para o clube.

"A gente vai levar uma reunião internamente no clube. A eleição remota é uma possibilidade, mas em novembro ela foi rechaçada pelo Conselho Deliberativo. Eu teria que fazer uma nova consulta se for o caso, porque é um custo alto para o clube. A gente vai tomar providências para que isso seja contornado da melhor forma possível. Tive a responsabilidade social do clube de não fazer eleições sem consultar o Governo. Isso foi feito e acho que eu acertei", finalizou.

Os candidatos à presidência do Santa Cruz são esses: o engenheiro e ex-diretor do Núcleo de Gestão Roberto Freire, representando o grupo da situação na chapa ‘Tradição de vitórias, crescimento e união, o professor Joaquim Bezerra, do grupo de oposição Pró Santa, e o empresário do ramo de higienização Josenildo Dody, que é da chapa de oposição ‘Voz da Arquibancada'.

OUTROS CLUBES

Cerca de dez clubes da Série A realizaram eleições em dezembro de 2020, seja de forma presencial ou online. Uma semelhança é que todos eles têm um Colégio Eleitoral maior do que o Santa Cruz, que estava prevendo 2000 sócios votantes, número que nunca foi alcançado em todas as eleições do clube. Desses times que não fizeram o pleito de forma presencial em dezembro, realizaram de maneira virtual. A única equipe da Série A que tinha eleições previstas para 2020 e não fez foi o Sport, que adiou para o fim da Primeira Divisão e recentemente confirmou para o dia 5 de março.

Tags

Autor