COPA DO NORDESTE

Driblando obstáculos do calendário, Santa Cruz estreia na Copa do Nordeste 2021 contra o Vitória, em Salvador

Ainda montando o elenco e com pouco tempo para treinar, Tricolor do Arruda faz sua segunda estreia na semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 26/02/2021 às 18:51 | Atualizado em 27/02/2021 às 11:12
Notícia
X

A semana de estreias da temporada 2021 do Santa Cruz fica completa neste sábado (27). O Tricolor do Arruda enfrenta o Vitória, no Barradão, em Salvador, às 16h, na primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. A equipe pernambucana garantiu vaga na competição regional depois de derrotar o Itabaiana na pré-Copa do Nordeste, no início do mês. Entretanto, o Santa que entrou em campo para garantir a vaga naquela ocasião era um tanto quanto diferente do que estará diante do rubro-negro baiano. A nação coral acompanha todos os detalhes desta partida na transmissão da TV Jornal

>> Fique por dentro de todos os detalhes da Copa do Nordeste

>> Técnico do Santa Cruz elogia o volante Paulinho e o meia Didira: 'Dão sustentação e equilíbrio'

A etapa classificatória do Nordestão aconteceu antes das eleições do Santa Cruz e logo após o final da Série C de 2020 - o calendário atípico devido à pandemia da covid-19 fez com que as temporadas se misturassem. Quando carimbou o passaporte para a Copa do Nordeste, a Cobra Coral tinha o técnico Marcelo Martelotte no comando e no elenco nomes como Maycon Cleiton, Toty, André, Bileu, Caio Mancha, Lourenço e Victor Rangel. Todos deixaram o clube. Agora, no comando está João Brigatti e, até o momento, dois reforços chegaram ao Arruda: os goleiros Filipe Silva e Martín Rodriguez. 

Sob o comando de Brigatti, o Santa estreou com o pé direito no Campeonato Pernambucano, na última quarta-feira (24), quando triunfou diante de outro Vitória, o das Tabocas, pelo placar de 2x0, com gols de Pipico e Léo Gaúcho. Para a alegria dos tricolores, o novo Santa Cruz vem embalado por essa estreia com o pé direito, apesar de, entre um Vitória e outro, o tempo para se recuperar e treinar para o novo compromisso ter sido bem curto.

O treinador, porém, garante que o grupo está preparado. "Não deu para a gente trabalhar praticamente nada, foi apenas recuperação. Parece que não, mas o jogo de estreia sempre traz um estresse, um desgaste maior, de você observar o adversário e não saber como ele joga na primeira partida. A nossa equipe está muito bem recuperada para esse jogo de sábado, frente ao Vitória, que é um jogo extremamente importante, de estreia da Copa do Nordeste", disse João Brigatti. 

Analisando o adversário, o técnico coral o classificou como uma equipe difícil de ser batida em seus domínios. Apesar disso, depositou confiança no time do Santa Cruz. "A gente vai com um pensamento sempre de buscar a vitória. Logicamente, com a equipe e o elenco qualificado e inteligente que nós temos, recuperada da partida da quarta-feira, vamos buscar sempre o resultado positivo", afirmou.

 

Em fase de construção 

Embora a temporada tenha começado, o Santa ainda está em fase de montagem do elenco. A falta de peças, inclusive, foi colocada pelo técnico como um ponto que precisa ser resolvido, principalmente pela dinâmica do calendário, com pouco intervalo entre as partidas, aumentando o desgaste dos jogadores e exigindo que a equipe tenha alternativas para recorrer. "Sabemos dos jogos difíceis que vamos ter, por isso precisamos de um elenco qualificado. Estamos cobrando, conversando bastante com a diretoria em busca de reforços porque a gente vai precisar de um elenco muito forte. É uma sequência de jogos de quarta e sábado, que praticamente não dá tempo de treinar, recuperar os atletas de uma partida para outra e isso gera um desgaste muito grande. Nós temos que tomar cuidado também por ter elenco reduzido. A gente não pode ter o luxo de um atleta fora da partida", analisou.  

O Vitória 

Em Salvador, o Vitória encerrou sua preparação para a Copa do Nordeste na manhã desta sexta-feira (26), com treino no Barradão, palco da partida deste sábado. A equipe que disputou a Série B em 2020, já está disputando o Campeonato Baiano 2021 e ocupa a vice-liderança, com 4 pontos. Para enfrentar o Santa Cruz, o técnico Rodrigo Chagas não poderá contar com o meia Eduardo, o volante Gabriel Bispo e nem com o goleiro Ronaldo. Eduardo deve dar lugar a Soares, Gabriel Bispo a João Pedro e Ronaldo a Yuri. 

Ficha do jogo:

Vitória: Yuri; Van, João Victor, Wallace e Leocovick; Gabriel Bispo, Fernando Neto e Soares; David, Vico e Samuel.

Técnico: Rodrigo Chagas

Santa Cruz: Jordan; William Alves, Danny Morais e Célio Santos; Augusto Potiguar, Ítalo Henrique, Paulinho e Chiquinho; Didira e Eduardo (Vinícius Balotelli); Pipico.

Técnico: João Brigatti

Local: Estádio Manoel Barradas, Salvador. 

Horário: 16h

Árbitro: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL).

Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo (AL) e Fernanda Felix da Silva (AL).

Tags

Autor