regional

Tudo que você precisa saber para a volta dos pernambucanos na Copa do Nordeste

Náutico, Santa Cruz e Sport voltam a disputar o Nordestão na noite desta quarta-feira (22).

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/07/2020 às 7:08
Thiago Lucas/ Artes JC
Copa do Nordeste 2020 - FOTO: Thiago Lucas/ Artes JC
Leitura:

A Copa do Nordeste 2020 foi retomada na noite de ontem, com um jogo solitário entre Fortaleza e América-RN, no Barradão, já que o estado da Bahia recebe o complemento do torneio como sede única. O resto da 8ª e derradeira rodada da primeira fase do regional acontece hoje e o Blog do Torcedor e Jornal do Commercio prepararam um guia para você acompanhar a reta final maior competição regional em linha reta. E tudo que acontece também estará na tela da TV Jornal, que transmite com exclusividade para o estado de Pernambuco a partida entre Bahia e Náutico, às 20h, direto de Pituaçu.

Por causa do vírus, os portões do estádios estarão fechados. Já que não será possível incentivar o time presencialmente, os torcedores podem contar com a TV Jornal para comentar as partidas e soltar o grito de gol. A transmissão conta com a já conhecida interação através das redes sociais. O narrador Aroldo Costa e o comentarista Carlyle Paes Barreto estarão a postos para levar todos os detalhes da partida e também passar aquele recado de quem precisa fazer do sofá, uma arquibancada.

"É muito legal essa volta da Copa do Nordeste depois de quatro meses paralisada. Volta uma competição que é muito bem avaliada pelos clubes, muito querida pelos torcedores, que gostam muito dessa rivalidade nordestina, todos os estados envolvidos e eu me sinto muito feliz em saber que a gente volta para transmitir em um momento decisivo. Uma transmissão interativa que traz a torcida para perto do jogo, pode mandar sua opinião. Já é uma marca das nossas transmissões", disse Aroldo.

Primeiro de tudo, vale lembrar como estava a competição antes da paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. O último jogo foi entre CSA e Freipaulistano, no dia 15 de março. Naquela rodada, os times pernambucanos tiveram reações distintas. Enquanto o Santa Cruz goleou o Botafogo-PB por 3x0 no estádio do Arruda, o Náutico perdeu pelo mesmo placar, nos Aflitos, para o Fortaleza. Na Arena Castelão, o Sport sofreu uma derrota por 2x1 para o Ceará.

E chegamos ao agora. O momento também mudou um pouco a configuração da rodada. Ao invés de oito jogos, serão apenas sete. Isso porque Freipaulistano e Imperatriz, sem chances de classificação para a próxima fase e que se enfrentariam na rodada, deixaram a competição. O sergipano era vice-lanterna do Grupo A, com 5 pontos, e o maranhense, com 7 pontos, ocupava o 6º lugar do Grupo B. O resultado desta partida não interfere nas outras possíveis classificações das chaves.

Para ser retomada, a competição precisou de um rígido protocolo de saúde, para evitar novas infecções pela covid-19. Com 12 times deixando seus estados para seguir até a Bahia, foi preciso realizar a testagem na delegação antes da viagem e também antes das partidas, como explicou o vice-presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela. A formalidade, inclusive, será usada como referência para o Campeonato Brasileiro pela CBF.

Além disso, caso algum jogador seja infectado pela doença durante a disputa, ele ficará isolado e sem poder ver outras pessoas. Contemplando a nova regra, pontual, da Fifa, os times poderão ainda realizar cinco substituições durante a partida. Tudo para que a competição seja concluída com sucesso.

"A Copa dos Clássicos com a TV Jornal transmitindo Bahia e Náutico, tudo sobre o confronto de décadas de rivalidade entre pernambucanos e baianos, decidindo vaga na próxima fase, mas a TV também vai estar de olho em todas as outras partidas, mostrando quem vai dando adeus ao torneio, quem segue na briga pelo título. A classificação já vale R$ 300 mil extra para quem passar às quartas", completou Carlyle.

Após os jogos, todos os cruzamentos das quartas de final serão definidos e a tabela desmembrada. Inicialmente, o mata-mata está marcado para o sábado (25/7), com jogos às 16h (duas partidas), 18h30 e 21h30. A Copa do Nordeste terá sequência com as semifinais nos dias 28 e 29 de julho e a final, única parte com ida e volta, começando no dia 1º e de agosto. O grande campeão do Nordeste 2020 será conhecido no dia 4 de agosto, na grande final do maior regional do Brasil.

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
A TV Jornal transmite a Copa do Nordeste em Pernambuco com exclusividade. - FOTO:DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias