MEMÓRIA

Memória: relembre Vasco 0 x 2 Sport, pelo Campeonato Brasileiro de 2000

Com gols de Leonardo e Taílson, o Sport derrotou o Vasco em São Januário

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 12/08/2020 às 14:42
ACERVO/ JC IMAGEM
Leonardo, um dos destaques daquele time, estava em campo na partida. - FOTO: ACERVO/ JC IMAGEM

Após vencer o Ceará na estreia, o Sport enfrenta o Vasco nesta quinta-feira, em São Januário, pela 2ª rodada da Série A. A última vitória do Leão no Rio de Janeiro foi em 2012, com uma goleada por 3 x 0 diante dos mandantes. No entanto, existe um triunfo leonino contra os cariocas que é xodó da torcida rubro-negra: Vasco 0 x 2 Sport, na estreia da Série A de 2000, com gols do ídolo Leonardo e do seu companheiro de ataque Taílson.

Em um São Januário vazio, com pouco mais de 2 mil torcedores, o Sport derrotou o forte time do Vasco da Gama, que contava com nomes como o zagueiro Mauro Galvão, o lateral-direito Jorginho, o meio-campista Juninho Pernambucano e o atacante Romário, além de outras peças bem interessantes. O clube carioca, inclusive, sagrou-se tetracampeão brasileiro ao fim daquela turbulenta Série A, que foi chamada de Copa João Havelange; enquanto o Leão caiu nas quartas de final diante do Grêmio: perdeu por 2 x 1 fora de casa e empatou em 1 x 1 em uma Ilha do Retiro lotada.

O JOGO

A primeira parte da partida foi pouco movimentada, sem grandes chances reais de gol. O Vasco até marcou, mas Romário tinha dominado a bola com o braço antes de finalizar. No segundo tempo, um roteiro diferente. Logo aos cinco minutos da etapa final, o Sport abre o placar. O meia Nildo chuta de fora da área, o goleiro Hélton espalma e Leonardo, que havia começado o jogo no banco, aproveita o rebote e manda para o fundo das redes. O atacante rubro-negro estava em posição de impedimento, mas o bandeirinha não marcou.

O Vasco respondeu com um belo chute de Juninho Pernambucano, mas que foi para fora. Aos 19, foi o Sport quem sorriu novamente. Leonardo avança pela esquerda e cruza na medida para Tailson ampliar o marcador: 2 x 0 para o Leão. O Rubro-Negro poderia até ter transformado o placar em goleada, mas não conseguiu.

Escalações

Vasco: Hélton; Jorginho, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa (Luís Cláudio), Paulo Miranda (Clébson), Juninho Pernambucano e Zada (Dias); Romário e Viola. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Sport: Bosco; Russo, Érlon, Márcio e Juninho Rodrigues; Leomar, Sidney (Lima), Nildo e Adriano (Leonardo); Taílson (Sandro Gaúcho) e Almir. Técnico: Émerson Leão.

Comentários

Últimas notícias