Balanço dos 5 meses de Jair Ventura no comando do Sport
No total, Jair Ventura disputou 27 jogos pelo Sport, tendo nove vitórias, quatro empates e 14 derrotas
Na última segunda-feira, o técnico Jair Ventura completou cinco meses no comando do Sport. Entre perdas no elenco, oscilações e vitórias marcantes, como a que aconteceu contra o Bahia, dá para se dizer que o saldo é positivo, uma vez que desde que ele chegou o Sport ficou na zona de rebaixamento apenas em uma rodada - e era a 6ª da Série A. No momento, o Rubro-Negro é o 14º colocado com 35 pontos, três a mais que o Bahia, primeiro time dentro do Z4. Sobre essa marca de cinco meses, o técnico Jair Ventura afirmou que já tem total conhecimento do elenco, o que vem contribuindo para o treinador tentar minimizar as perdas que teve nesta Série A.
"A gente sabe das dificuldades do campeonato, do equilíbrio. Vale ressaltar que faço cinco meses de Sport, então são 27 jogos onde tenho conhecimento total do elenco hoje. Por isso os treinadores pedem por mais tempo de trabalho, para a gente conhecer nosso elenco, nossos jogadores", afirmou o treinador.
No total, Jair Ventura disputou 27 jogos pelo Sport, sendo todos pela Série A. Até aqui, o comandante acumula nove vitórias, quatro empates e 14 derrotas, desempenho que faz o Rubro-Negro ter 38,2% de aproveitamento e, até o momento, ficar fora do Z4.
- Volante do Sport: "Estamos mais unidos do que nunca"
- Golaço de Thiago Neves para o Sport contra o Bahia "faz nevar" no Twitter
- Quais as chances de o Sport ser rebaixado para a Série B de 2021? Veja pontuações, adversários e possibilidades
- Peça decisiva para o Sport, Thiago Neves afirma: 'Time grande joga Série A'
- Iago Maidana representa o Sport na Seleção do Torcedor da 32ª rodada da Série A
OSCILAÇÕES ACONTECERAM, MAS SALDO É POSITIVO ATÉ AQUI
Jair Ventura estreou no comando do Sport contra o Coritiba, em duelo válido pela 6ª rodada da Série A. Na ocasião, foi derrotado por 1x0, após o goleiro Mailson fazer um pênalti bobo no final. No entanto, a reação veio contra o Grêmio, poucos dias depois, onde o Rubro-Negro derrotou o Tricolor Gaúcho em Porto Alegre. O ponto alto do trabalho de Jair Ventura no Sport foi na suas oito primeiras partidas, onde a equipe venceu cinco, empatou uma e perdeu apenas duas vezes. Após vencer o Bahia, no oitavo jogo de Jair no comando técnico, o Sport chegou em 5º colocado da Série A.
No entanto, veio a outra face da moeda: a oscilação. Depois de vencer o Bahia, o Sport amargou um período com quatro derrotas seguidas, que foram estancadas quando o time empatou com o Atlético-Mineiro, venceu o Athletico Paranaense e empatou com o Ceará. No entanto, outra sequência com quatro rodadas seguidas atormentou o Leão no início do segundo turno, o que fez a pressão sobre o comandante leonino aumentar.
Porém, quando a pressão era enorme, o Sport deu uma resposta vencendo Coritiba e empatando com o Grêmio, mas logo em seguida perdeu para o Goiás. Depois, venceu o Fortaleza em um confronto direto, mas na sequência perdeu três jogos seguidos, o que fez o time chegar pressionado para o duelo contra o Bahia. Porém, mesmo pressionado, o Sport teve uma atuação convincente e saiu vitorioso do duelo.
Mesmo com essas oscilações, o saldo do técnico Jair Ventura no Sport ainda é positivo, uma vez que ele mantém o Rubro-Negro fora da zona de rebaixamento até o momento.
JAIR SOFREU GRANDES PERDAS E PRECISOU ARRUMAR SOLUÇÕES
Que o Sport é um time com limitações técnicas não é novidade. O problema para Jair Ventura é que o Leão perdeu nomes importantes para a equipe na competição. Primeiro sofreu com a lesão de Leandro Barcia, que era titular absoluto e está fora do campeonato. Em seguida foi a vez do meia Lucas Mugni deixar o Sport, já que ele não aceitou a proposta de renovação. Já em 2021, o meia Jonatan Gomez, que era um reserva bastante acionado, também deixou o Leão.
Além dessas principais perdas, Jair Ventura também perdeu os atacantes Élton e Ronaldo, além do volante Willian Farias, que sequer chegou a jogar com o treinador. Sobre reforços, os principais que chegaram foram o lateral-esquerdo Júnior Tavares, o meia Thiago Neves e o atacante Dalberto. Os dois primeiros pilares do Sport, enquanto o último não vem agradando muito a torcida.
Com essas perdas e a falta de contratações, Jair precisou arrumar soluções no Sport. No lado direito, após a saída de Lucas Mugni, promoveu a dobradinha de laterais. Inicialmente com Raul Prata e Patric, mas mudando no decorrer das partidas para Patric e Ewerthon (prata da casa). O garoto, aliás, vem se mostrando uma grata surpresa para o torcedor leonino, uma vez que vem entrando bem e correspondendo. Contra o Bahia, ele entrou no segundo tempo e mudou o jogo, o que fez o técnico elogiar o prata da casa.
Assim como faz na direita, o técnico Jair Ventura vem usando a dobra de laterais pela esquerda, mas geralmente durante o segundo tempo - a exceção foi contra o Corinthians, onde ele iniciou com Raul Prata e Sander fazendo a dobradinha de laterais pela esquerda.
O Sport volta a campo na próxima segunda-feira, diante do Flamengo, na Ilha do Retiro.