Conselho Deliberativo aprova convocação da Assembleia Extraordinária para votação do novo estatuto
Conselheiros aprovaram o texto em novembro e Executivo ainda não convocou Assembleia
Em sessão ordinária, nesta terça-feira, o Conselho Deliberativo do Sport aprovou a convocação da Assembleia Extraordinária para a votação do novo estatuto, aprovado pelos conselheiros em novembro do ano passado. Sendo assim, o texto será apreciado pelos sócios rubro-negros na mesma data da eleição presidencial, marcada para o dia 5 de março. Agora, o Executivo precisa publicar o edital, em um veículo de comunicação de grande circulação na Região Metropolitana do Recife (RMR), dentro do prazo de cinco dias. Se isso não acontecer, o Conselho pode emitir de forma soberana emitir a convocação.
LEIA MAIS
> Chapas podem ser inscritas até sexta-feira para eleição do Sport
> Sport busca quebrar tabu de mais de 22 anos sem vencer o Internacional no Rio Grande do Sul
> Jair ressalta necessidade de “equilíbrio emocional” do Sport para superar Internacional
"Reitero que essa reunião não é uma rebelião do Conselho. E, sim, uma reafirmação de um posicionamento nosso, enquanto chapa, como compromisso de campanha.", afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Ricardo de Sá, durante a reunião.
"Estamos restituindo ao sócio a sua soberania, permitindo que, via Assembleia Geral, decida sobre o modelo de clube que deseja para o futuro. Este estatuto é uma garantia para todo tipo de gestão: para as boas, um instrumento de boa governança; para as más, um controle para suas ações", completou Ricardo, responsável por conduzir a sessão, em posterior contato com o Jornal do Commercio e Blog do Torcedor.
O encontro entre os conselheiros foi transmitido ao vivo em dois canais do Youtube que são administrados por torcedores. A reportagem acompanhou parte da sessão e observou a insatisfação de alguns conselheiros com o número de ausentes. Porém, o assunto não precisava de um quórum mínimo para ser colocado em votação. A matéria foi aprovada por unanimidade entre os presentes.
FAVORÁVEL
Ex-diretor de futebol e candidato a presidente do Sport, Nelo Campos se colocou à favor do novo estatuto e que o texto seja colocado em votação no mesmo dia da eleição. "Vamos aprovar a convocação da assembleia para aprovar o estatuto no mesmo dia da eleição", disse Nelo, pouco antes da reunião do Conselho Deliberativo, por meio da conta pessoal no Twitter.
NÃO AGRADOU
Ainda no ano passado, o presidente eleito Milton Bivar manifestou a insatisfação com pontos referentes a remuneração do presidente e vice, além da composição de parte do Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo por parte das chapas derrotadas no novo estatuto. Bivar frisou que concordou com cerca de 90% do texto.
“Acho fundamental a gente conversar para tirar algumas coisas e ter uma unidade na aprovação do estatuto na Assembleia Geral. A questão de remuneração de presidente e vice-presidente: isso não existe. Presidente, nem vice, nem diretor receber dinheiro. A outra coisa é a participação da oposição no Conselho Fiscal e participação das chapas no Conselho, ou seja, vai virar uma bagunça”, disse Bivar, em entrevista ao comentarista Ralph de Carvalho, na Rádio Jornal, um dia depois do novo estatuto ser aprovado pelos conselheiro no último mês de novembro.