ELEIÇÕES DO SPORT

Eleições do Sport: advogado entra com pedido de impugnação da candidatura de Nelo Campos

Flávio Koury alega que Nelo é um "devedor inadimplente" e está negativado no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT)

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 08/03/2021 às 15:20
Notícia
X

Os bastidores políticos para as eleições do Sport, que estão marcadas para acontecer no dia 18 de março, seguem fervendo. Isso porque o advogado e candidato ao Conselho Deliberativo do Leão na chapa de Milton Bivar, Flávio Koury, afirmou nesta segunda-feira (8) que vai entrar com um pedido de impugnação no registro de candidatura da chapa de Nelo Campos junto à Comissão Eleitoral, já que o postulante configura como um "devedor inadimplente" e tem o nome negativado no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). De acordo com o requerente da petição, o imbróglio de Nelo junto à Justiça do Trabalho e a Receita Federal vai no sentido contrário ao que diz o artigo 104-A, inciso 8, do Estatuto Social do Sport.

"Estou impugnando a candidatura de Nelo Campos porque ele não reúne as condições necessárias de elegibilidade previstas no estatuto social do Sport. O motivo é simples. Nelo encontra-se com seu nome registrado em um dos órgãos de proteção ao crédito do Brasil, chamando BNDT, que é o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. Nessa situação, ele incide na proibição do artigo 104a, inciso 8, que diz que candidatos que possuam registro em órgão de proteção ao crédito, eles são inelegíveis. Então eu redigir uma petição e estou protocolizando ela hoje (segunda-feira) perante à Comissão Eleitoral do Sport, pedindo que seja indeferida a candidatura de Nelo", disse Flávio Koury em contato com o repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal.

 

 

O trecho citado pelo advogado na petição diz que o Estatuto Social do Sport, em sua Lei Orgânica, elenca os pressupostos necessários e indispensáveis à elegibilidade de qualquer candidato aos cargos de Presidente Executivo e de Vice-Presidente, impondo, dentre outros fatores, que, a partir das suas respectivas inscrições, estejam com os seus nomes “limpos”, ou seja, não possuam registros em órgãos de proteção ao crédito. Assim sendo, Flávio Koury alega que Nelo Campos não está elegível para sequer candidatar-se ao pleito rubro-negro

"As circunstâncias acima comprovam o estado de INSOLVÊNCIA no qual se encontra o Sr. Manuel Lopes da Costa Campos Filho, sendo por demais claro, portanto, que não reúne ele a mais mínima condição até mesmo de se candidatar à presidência do Glorioso SPORT CLUB DO RECIFE (que dirá exercê-la), Instituição centenária que conta com milhões de aficcionados e cuja receita para o ano de 2021 é estimada em torno dos R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais), não podendo, por óbvio, ser dirigida, administrada e representada por uma pessoa comprovadamente endividada e insolvente, como é o caso do indigitado candidato", diz a petição

A ação do advogado Flávio Koury chama atenção, já que antes das eleições do Sport ter sido adiada e, posteriormente, marcada para o dia 18 de março, a reportagem do Jornal do Commercio conversou com o presidente da Comissão Eleitoral, Frederico Guilherme, no dia 1 de março, quando ele disse na ocasião que todas as chapas inscritas no processo eleitoral tiveram a sua aprovação "no ponto de vista da legalidade". Ou seja, apresentaram a documentação necessária e, após a análise da Comissão Eleitoral, receberam o sinal positivo para seguir com a postulação.

NELO CAMPOS

Em contato com à reportagem, o candidato Nelo Campos se posicionou em relação à petição de Flávio Koury e afirmou que tais certidões citadas pelo advogado nunca foram exigidas em nenhuma outra eleição do Sport. Na visão dele, o clube está "pagando caro pela virada de mesa no dia 30 de novembro" e por outras decisões de pessoas que querem se "perpetuar no comando do rubro-negro".

"Por causa de uma virada de mesa, o Sport hoje é o único time da Série A sem saber quem será seu mandatário na temporada 2021. Estamos aí vivendo uma época de monarquia no Sport. Esse senhor candidato na chapa de Milton Bivar no Conselho Deliberativo, está exigindo uns documentos que jamais foram exigidos em nenhum outro pleito do Sport, o que denota mais uma vez a tentativa de se perpetuarem no poder, tirando do sócio o seu direito em eleger o candidato que assim desejar", disse, antes de acrescentar que o registro das chapas já receberam o aval da Comissão Eleitoral.

"O registro das candidaturas já foram feitos e deferidos. Mais uma vez a eleição já era para ter ocorrido, na sexta-feira passada, e nenhum candidato nunca apresentou tais certidões que o senhor solicita. Por fim, menciono que este senhor deveria procurar realmente qual é o verdadeiro significado do órgão de proteção ao crédito, que ele irá encontrar. Este perfaz mediante ao SPC e Serasa, certidões estas que já apresentei. Nossa chapa está apta para votar e ser votada, conforme foi deferido há mais de 15 dias. Aguardemos agora o dia da eleição para que a gente possa fazer a renovação de verdade dentro do Sport. O resto é jogo sujo, jogo baixo, de pessoas que não se preparam para um pleito de um clube do tamanho do Sport", completou Nelo Campos.

Tags

Autor