"A autonomia é um reflexo de uma alta relação de confiança entre líderes e seus liderados", argumenta a diretora-geral do Great Place To Work (GPTW) para o Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, Mariza Quinderé. E para estimular que isso aconteça, é preciso que as empresas entendam a autonomia nas equipes como potencializadora para protagonismos que podem ajudar nos resultados.
De acordo com Mariza, é preciso ter um alto grau de alinhamento entre os líderes e seus times para que essa autonomia aconteça dentro do fit cultural que a empresa tem e possa ser partilhado pelos seus funcionários. "Costumamos usar um gráfico no GPTW que diz o seguinte: se você tem muito alinhamento e não oferece autonomia, você tem uma cultura autoritária; se você oferece muita autonomia mas não tem alinhamento, cada um pode ir para uma direção diferente, gerando ruídos na comunicação, retrabalho, falta de foco e gasto desnecessário de energia, dentre outros inúmeras consequências desastrosas para o negócios, mas se você tem um alto grau de alinhamento e alto grau de autonomia, aí você está no caminho certo para ser uma excelente empresa para trabalhar", exemplifica.
Fazendo esse paralelo entre líderes e times, é possível compreender o motivo que faz com que empresas com um alto índice de confiança tenham funcionários mais participativos e que levam ao crescimento financeiro das empresas. De acordo com a pesquisa aplicada pelo GPTW em Pernambuco neste ano, onde as respostas resultaram no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Estado, a média geral 9,0 das empresas é respectiva a oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores, representando os funcionários com os mais altos índices de confiança.
FEEDBACKS
Os feedbacks são pontos importantes e necessários para o desenvolvimento das equipes. Ainda de acordo com a pesquisa, para as empresas premiadas em Pernambuco em 2022, as organizações com três ou mais de três feedbacks no ano têm um melhor resultado nas suas experiências nas empresas.
"Líderes que desenvolvem bem seus colaboradores, conhecem bem seus times, inclusive, com feedbacks frequentes, faz com que se fortaleça essa relação de confiança. Nossas pesquisas apontam que quanto mais encontros com seus líderes para tratarem de seus desempenhos, maior a confiança", complementa Mariza.
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