UOL - O melhor conteúdo
COLUNA DO ESTADÃO

As consequências na ponta da CPI da Covid

Confira os destaques de Alberto Bombig neste domingo (11)

Alberto Bombig
Cadastrado por
Alberto Bombig
Publicado em 11/04/2021 às 7:18
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
PRÉ-CANDIDATO Apontado como presidenciável, o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta deve rodar o País - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Governadores, secretários de saúde e parlamentares passaram a discutir os efeitos da CPI da Covid no já lento e difícil combate à pandemia. Temem que possa atrapalhar mais o Ministério da Saúde. Outra possibilidade aventada é que, entre os técnicos, surja o receio de tomar decisões e assinar despesas. Entretanto, mesmo aliados do governo reconhecem que os erros e as omissão desde o começo da crise não foram poucos e devem ser investigados. Nas palavras de um governador, com 4 mil óbitos por dia, as canetas estão apagadas há muito tempo. Ao menos nove Estados já têm comissões similares à do Senado, como mostrou o Estadão em março, mas gestores avaliam que a CPI da Covid deve acabar mirando Estados e municípios também.

Vendaval

Parlamentar próximo da Saúde alerta: até mesmo Luiz Henrique Mandetta, que tentou combater o negacionismo do presidente, pode ser tragado no turbilhão de uma CPI.


Na trilha

Do governador Wellington Dias (PT-PI): "Se a decisão foi de abrir a CPI, que ela não se desvie do seu caminho O Brasil precisa de muita serenidade, equilíbrio e foco para vencer o coronavírus. Não dá para perder tempo com falsas guerras diárias".

Pode vir

O MDB no Senado quer a presidência ou a relatoria da comissão. Os nomes de Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL) têm circulado. Mas o último, pelo discurso abertamente de oposição, não deve assumir a dianteira.

No bolso...

Pesquisa do Instituto Renoma mostra que os moradores da cidade de São Paulo, de alta e de baixa renda, perceberam queda nas receitas das famílias. A sensação é maior entre as mulheres e pessoas com mais de 30 anos.

...das...

"O ganho mensal familiar diminuiu. Está difícil para todos, independentemente da renda", afirmou o sociólogo Fábio Gomes, fundador do Bateiah, ligado ao Instituto Renoma.

...famílias

Foram entrevistados 205 eleitores de bairros de alto e de baixo poderes aquisitivos, em 30 de março. O nível de confiança é de 95%.

...indigesto

Para o senador Cid Gomes (PDT-CE), irmão de Ciro Gomes, "empresário que defende a política de Bolsonaro é suicida". "Impossível que alguém veja momento favorável aos negócios", completou.

Oi…

Aloizio Mercadante, ex-ministro de Lula, disse que alguns dos empresários que estiveram no jantar "sempre tiveram excelente diálogo (com o PT) e o fato não mudará isso".

…sumidos

"Tínhamos muito mais dificuldade de dialogar com o empresariado em 2002 do que agora", afirmou Mercadante.

Menu...

A parcela do empresariado crítica a Jair Bolsonaro se incomodou com o jantar nesta semana por um motivo especial: o mal gosto de um convescote em meio a quase 350 mil mortes por covid-19 no País.


 

Comentários

Últimas notícias