COLUNA DO ESTADÃO

Com Renan Calheiros, governo Bolsonaro deve 'sangrar' em CPI

O senador tem dito a interlocutores que pretende atuar na CPI no sentido de produzir um relatório "cirúrgico" na exposição de eventuais crimes e omissões do governo federal no combate à covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 20/04/2021 às 7:14 | Atualizado em 20/04/2021 às 7:57
Notícia
X

Renan Calheiros tem dito a interlocutores que pretende atuar na CPI no sentido de produzir um relatório "cirúrgico" na exposição de eventuais crimes e omissões do governo federal no combate à covid-19. O senador, por ora, rejeita falar em impeachment ou em qualquer ação drástica antes mesmo de iniciadas as apurações, claro. Ademais, Renan hoje faz parte da turma do "vamos deixar Jair Bolsonaro sangrando até 2022". Ou seja, na melhor hipótese para o presidente, o texto final será no sentido de afrouxar o garrote e desatar a sangria. Não é por outro motivo que a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) tenta, via Justiça, retirar Renan Calheiros (MDB-AL) da relatoria da comissão. Em sentido contrário, Renan atua nos bastidores para que a comissão comece a funcionar o mais rapidamente possível.

 

Será?

Apesar de o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), ter ligado para dizer que o Planalto aceitou Renan na relatoria, no entorno do senador o gesto ainda é visto com desconfiança. A leitura é de que o governo continuará tentando emplacar alguém palatável no cargo.

Sem pressa

O presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) sinalizou a senadores que não pretende instalar nesta semana a CPI da covid, como havia dito anteriormente. Deve ficar para a próxima terça-feira (27).

Grato

O maior beneficiário desse adiamento é o governo, que ganha tempo para tentar trocar Renan.

Vai longe?

A expectativa no Congresso é de que a CPI, com prorrogações, pode durar até dezembro, às portas do ano eleitoral...

Cadê?

Senadores aliados ao governo reclamam da falta de articulação do Palácio do Planalto em relação à atuação na CPI. Dizem que o governo ainda não os procurou diretamente.

Luto

Homem forte no Planalto, o almirante Flávio Rocha perdeu a mãe para a covid-19 na sexta-feira (17). Ele ocupa a Secretaria de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Comunicação.

Presença...

Em boletim epidemiológico do STF, Wanderson de Oliveira diz que a partir da primeira semana de maio poderá haver "retorno gradual às atividades presenciais" na Corte. Servidores ficaram apreensivos com a proposta.

...em plenário

Procurada, a assessoria do Supremo disse que "trata-se de uma opinião técnica baseada em projeções". O eventual retorno deve ser discutido com a administração do tribunal e decidido pelo presidente Luiz Fux.

Bom exemplo

Os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e de Araraquara, Edinho Silva, falarão a gestores municipais sobre as regras de isolamento social no combate à covid-19 em evento virtual nesta terça-feira (20) organizado pela ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos.

Rede

A entidade já conversou com a Frente Nacional de Prefeitos, governadores e secretários de Saúde sobre medidas restritivas.

Domador

A ideia de lançar Tasso Jereissati como pré-candidato ao Planalto foi assim definida por um colega do senador: ele é especialista em adestrar tucanos rebeldes e nervosinhos.

Tags

Autor