coluna do estadão

Convocado pela CPI da Covid, Arthur Weintraub pode escapar de depor

Segundo técnicos do Senado, condução coercitiva para ele está está fora de cogitação

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 31/05/2021 às 7:40 | Atualizado em 31/05/2021 às 10:35
Notícia
X

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), avalia que as recentes manifestações populares contra Jair Bolsonaro, apesar de "significativas", poderiam ter sido ainda maiores se uma parcela dos chamados "moderados" também estivesse mobilizada e disposta a sair às ruas. "Simbolicamente, foi pouco plural", disse. "Não estou tirando a legitimidade dos protestos, pelo contrário. Nas ruas, estavam os antibolsonaristas de esquerda, mas tem um Brasil no meio disso, acho até que majoritário", afirmou Ramos à Coluna.

No ringue

Depois de protagonizar o episódio que culminou na saída de Ernesto Araújo do Itamaraty, a senadora
Kátia Abreu (PP-TO) virou sua artilharia contra Salles. Já se queixou dele a ministros do governo.

Direto

"As esquerdas no Brasil insistem em atos estreitos, que não mobilizam uma parcela dos moderados, insatisfeita com Bolsonaro", afirma Ramos, que, apesar de ocupar a vice-presidência da Câmara por um partido da base do governo, mantém olhar sempre muito crítico sobre Bolsonaro.

Anota aí

Mesmo Marcelo Ramos não tendo participado dos atos, a frase dele que se tornou um bordão foi vista em quase todas as manifestações: "vacina no braço e comida no prato".

Xi…

Convocado pela CPI da Covid, Arthur Weintraub pode escapar de depor. Segundo técnicos do Senado,
condução coercitiva está fora de cogitação.

Se

"Não há país que assista passivo às quase 500 mil mortes, quase 15 milhões de desempregados, 19 milhões com fome e 800 mil micro e pequenas empresas fechadas", disse. Para ele, só "turbinando" o Bolsa Família, Bolsonaro consegue se recompor a tempo.

Xi 2...

Há precedente de depoimento remoto, na CPI da Chapecoense. Ex-palaciano, Arthur ocupa cargo na OEA em Washington.

Ops

Ao chegar na noite de sábado a Pernambuco, Marcelo Queiroga foi direto para a sede da White Martins, onde teria reunião. Mas deu de cara com os portões fechados...

Dress code

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) tem adotado um uniforme quando está fora do Congresso para compromissos na base aos finais de semana: camisa polo e jeans.

...ou...

Alguns parlamentares avaliam que o ministro não consegue mais reverter a imagem negativa e temem que o País chegue fragilizado à COP no final do ano.

Fogo...

Está surgindo na bancada ruralista uma crescente preocupação com a permanência de Ricardo Salles no
comando do Minitério do Meio Ambiente.

...fagulha

Mas, como a bancada é muito bolsonarista, há temor de que o movimento seja visto como crítica ao governo. Ainda há, portanto, quem defenda Salles com unhas e dentes.

Tags

Autor