COLUNA DO ESTADÃO

Ida de pré-candidatos do centro ao ato de domingo anima os que acreditam em alternativa a Lula e Bolsonaro

Participação de pré-candidatos do centro nas manifestações do domingo (12) encheu de ânimo parcelas do empresariado e do mercado que ainda acreditam na construção de uma alternativa à polarização Lula-Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 14/09/2021 às 7:00
Notícia
X

A participação de pré-candidatos do centro nas manifestações do domingo (12) encheu de ânimo parcelas do empresariado e do mercado que ainda acreditam na construção de uma alternativa à polarização Lula-Bolsonaro. Primeiro, porque eles avançaram casas: deixaram a fase da conversa de bastidores para, sob a luz do sol, subirem nos palanques, onde disseram o que pensam. Mas também porque, a despeito das provocações do PT e de Bolsonaro, os presidenciáveis ainda não trocaram farpas entre si, o que foi lido como sinal para futuras alianças.

Meio...

Em conversa com a Coluna, porta-vozes desses grupos não minimizaram o fato de a manifestação de domingo ter contado com adesão menor do que a do 7 de Setembro e a da esquerda, em julho.

...cheio

Porém, eles entendem que agora os pré-candidatos têm de sair da toca. Alguns, para ganhar traquejo, como Simone Tebet (MDB), Henrique Mandetta (DEM) e Alessandro Vieira (Cidadania). Outros, como Ciro Gomes (PDT), João Doria e Eduardo Leite (ambos do PSDB), para modelarem o discurso.

Tô aqui!

Claro, e para ficarem mais conhecidos. Bolsonaro e Lula têm recall e superexposição diária.

Será?

Um interlocutor de grandes investidores internacionais diz que eles ainda acreditam no surgimento de uma terceira via. Citam o exemplo da eleição do governador Romeu Zema (Novo) em Minas, na reta finalíssima.

Fala que...

Após a Paulista, Ciro Gomes participou da série de lives do grupo Parlatório SA. Empresários, economistas e juristas integram o grupo e encabeçam o projeto para ouvir diferentes projetos para 2022.

...eu te escuto

Estiveram na live o empresário Jorge Gerdau, o ex-ministro do STF Ayres Britto, o ex-ministro Luiz Furlan e o embaixador Rubens Barbosa.

Deixa...

A organização do ato de domingo, 12, tenta botar panos quentes na indisposição entre MBL e Vem Pra Rua por causa do boneco que retratava Lula e Bolsonaro como siameses, inflado na Paulista.

...quieto

Líderes do Vem Pra Rua entenderam que não seria um problema criticar Lula, já que o PT se negou a estar no ato. A porta-voz Adelaide Amaral chegou a mediar conversas com a esquerda no caminhão do Vem Pra Rua, mas não houve recuo quanto ao bonecão inflável.

Aff

Empenhado em atrair a esquerda, o líder do MBL Renan Santos chamou a atitude do Vem Pra Rua de "infantil" e "deprimente" e afirmou que a provocação poderia levar "uma construção para o buraco".

Ponto...

Para a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), que esteve na Paulista, a provocação contra petistas pode ter um preço alto.

...de vista

"Se todos abraçarem suas próprias pautas, não conseguiremos o objetivo principal da frente ampla que é tirar o Bolsonaro", disse à Coluna.

Não viu lá?

O pixuleco siamês deve ser explorado pelo PT como parte do malabarismo discursivo para justificar a não adesão aos próximos atos de frente ampla contra Bolsonaro.

Zap

Ciro Nogueira agora usa figurinhas dele mesmo para responder no WhatsApp. Em uma delas, o chefe da Casa Civil de Bolsonaro aparece tapando a boca. Essa costuma ser usada quando ele não quer comentar determinado assunto.

* Com Matheus Lara

PRONTO, FALEI!

Adriana Ventura

Deputada federal (Novo-SP)

"Anos 90, ‘anões do orçamento’ com emendas de relator. Agora, uma nova roupagem (RP-9), mas os mesmos velhos hábitos: sem transparência e critérios."

Tags

Autor