COLUNA DO ESTADÃO

Em campanha antecipada, União Brasil sofre pressão por 'clareza eleitoral'

Dirigentes do União Brasil têm sido cobrados a dar maior clareza ao projeto para 2022. Seja pela ala que pretende estar ao lado de Bolsonaro, seja pela atualmente mais alinhada a Moro, a ideia é buscar celeridade

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 07/12/2021 às 7:00
Notícia
X

Dirigentes do União Brasil têm sido cobrados a dar maior clareza ao projeto eleitoral para 2022. Seja pela ala que pretende estar ao lado de Jair Bolsonaro (PL), seja pela atualmente mais alinhada a Sergio Moro (Podemos), a ideia é buscar celeridade. Afinal, em uma campanha eleitoral tão antecipada, o futuro partido corre risco de ser atropelado na formação de alianças e, consequentemente, dos apoios regionais. Aliás, a estruturação dos palanques estaduais é um entrave nas discussões entre a turma de Moro e o União Brasil. Um dos motivos é o alinhamento de possíveis candidatos a governador pelo futuro partido com Bolsonaro, como, por exemplo, Capitão Wagner, ainda filiado ao Pros, no Ceará, e Marcos Rocha, em Rondônia.

OPORTUNIDADES

A fusão DEM-PSL tem sido chamada de "primeira janela" para trocas de partido, antes da oficial, prevista para março de 2022.

NA MESA

Três nomes da Região Nordeste têm sido citados como opções do futuro União Brasil para ocupar a vice de Sergio Moro: Luciano Bivar (PSL-PE), Mendonça Filho (PE) e o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB).

VERDE

O pré-candidato à Presidência Felipe d’Avila (Novo) procura um coordenador de campanha que una meio ambiente e economia. "A questão fundamental daqui para frente será a da economia com carbono neutro no Brasil, inclusive para atrair investimentos."

EU, NÃO

O governador Helder Barbalho (PA) nega estar trabalhando por uma aliança de seu MDB com Lula (PT).

TÔ SABENDO

O deputado Sanderson (PSL-RS), relator do setor da Saúde no Orçamento 2022, disse estar ciente das dificuldades nas contas públicas após o Conselho Nacional de Saúde (CNS) enviar recomendação ao Congresso afirmando que não haverá dinheiro suficiente para continuidade do programa de imunização dos brasileiros contra a covid-19.

DINHEIRO

"Estou atuando para que, no âmbito da Comissão Mista de Orçamento, os valores destinados, especificamente, para aquisição de vacinas sejam majorados a ponto de atender a necessidade de imunização total da população brasileira em 2022", disse ele à Coluna.

PRIORIDADE ZERO

O Conselho Nacional de Saúde informou na semana passada que busca a garantia da aplicação de, no mínimo, R$ 200 bilhões em ações e serviços públicos de saúde para o próximo ano.

SOB NOVA...

Gente importante no PL acha que o esperto Valdemar Costa Neto será engolido pela esperteza. Quem conhece o clã Bolsonaro de longa data tem a mesma impressão: não há um cargo disponível em qualquer estrutura que o presidente e seus filhos não queiram tomar para si, custe o que custar, do jeito que for.

...DIREÇÃO

Por ora, o escolhido pelo clã para comandar a invasão no PL é Flávio Bolsonaro, o mais jeitoso dos filhos.

PRONTO, FALEI!

Sóstenes Cavalcante

Deputado federal (DEM-RJ)

"Fica explícito com o comportamento de alguns o preconceito contra a fé evangélica no País. Pensei que já tínhamos superado isso!", sobre críticas à primeira-dama.

Tags

Autor