COLUNA DO ESTADÃO

Para amigos de Geraldo Alckmin, ‘excessos’ do Ministério Público de São Paulo o aproximaram do PT

Para quem ainda tem dificuldade de entender a aproximação entre Alckmin e os petistas, velhos amigos do ex-governador e ex-tucano ouvidos pela Coluna ao longo das últimas semanas fornecem importante chave interpretativa

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 17/12/2021 às 7:00
Notícia
X

Para quem ainda tem dificuldade de entender a aproximação entre Geraldo Alckmin e os petistas, velhos amigos do ex-governador e ex-tucano ouvidos pela Coluna ao longo das últimas semanas fornecem importante chave interpretativa: Alckmin ficou profundamente impactado pela forma como foi envolvido, investigado e tratado pela chamada "Lava Jato eleitoral paulista". Para além dos cálculos políticos, essa turma acha que os "excessos dos promotores" (expressão usada por vários), aos quais Alckmin foi submetido, reforçaram a simpatia dele principalmente por Fernando Haddad (PT). Fato é que ambos, ex-governador e ex-prefeito, vão derrubando uma a uma as ações do MP-SP.

EPIFANIA

Segundo um desses amigos de Alckmin, a nova "visão crítica" dele sobre o uso político dessas investigações e sobre o "discurso lavajatista da direita" ajudou a alargar os canais de diálogo com o PT.

ESTRAGO

Entre as ações protocoladas pelo MP-SP e posteriormente vencidas pela dupla Alckmin-Haddad, estão algumas que surgiram justamente durante a campanha eleitoral de 2018 (quando ambos eram candidatos a presidente) e tiveram impacto nas campanhas de ambos, que apontaram a inexistência de provas.

SIMPLES ASSIM

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, determinou à sua bancada no Congresso o voto favorável à derrubada do veto ao Fundo Eleitoral, o que dará R$ 5,7 bilhões de dinheiro público para os partidos gastarem com suas campanhas Quem não seguir a ordem ficará sem recursos.

CAUTELA

O PT decidiu oficialmente abrir conversas sobre a formação de uma federação com PSB, PCdoB, PSOL e PV, mas ainda há muito ajuste a ser feito. No PSB, há resistência em se comprometer numa aliança de quatro anos com os petistas. Lideranças de Espírito Santo e Pernambuco, por exemplo, têm pedido mais cautela sobre essa possibilidade.

CAUTELA 2

O PSOL diz que as conversas aprovadas internamente, por enquanto, são só com PCdoB e Rede; qualquer outra possibilidade terá de passar por trâmites internos das instâncias nacionais.

CASAL UNIDO

Ana Maria Diniz se juntará à pré-campanha a presidente de seu marido, Felipe d’Avila (Novo), no próximo domingo, 19, em visita a uma comunidade do Jardim Maria Luiza, na zona sul de São Paulo. O casal conhecerá um projeto social na região.

CIRO GOVERNADOR?

Antes mesmo de ter sido alvo de operação da PF, Ciro Gomes (PDT) vinha sendo aconselhado a disputar o governo do Ceará ou até mesmo o de São Paulo.

CORONÉ

Um ano atrás, ao criticar a possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia no comando da Câmara, o PP falou em "coronelismo parlamentar". Agora, documentos revelados pelo Estadão comprovam quem é o "coronel" do orçamento secreto: Arthur Lira.

PRONTO, FALEI!

Marcel van Hattem

Deputado federal (Novo-RS)

"A aprovação do projeto que restringe a competição no mercado de empresas de transporte coletivo transforma o Brasil em uma verdadeira república soviética."

Tags

Autor