Coluna do Estadão

Time de Sérgio Moro já fala em voto útil

A pouco menos de um ano das eleições, tem gente bem próxima de Sérgio Moro já falando em voto útil, recurso tradicionalmente acionado só na reta final de campanhas

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 20/12/2021 às 6:35
Análise
X

A pouco menos de um ano das eleições, tem gente bem próxima de Sérgio Moro já falando em voto útil, recurso tradicionalmente acionado só na reta final de campanhas: 1) o ex-juiz, desde já, seria o único com chances de evitar um segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro; 2) somente Moro seria capaz de ganhar do petista na fase decisiva. O time de Moro também se agarra às trajetórias de quem aparecia mal em pesquisas a um ano de disputas presidenciais: Dilma (2009), Aécio (2013) e Bolsonaro (2017). "Em 2018, a polarização dizimou quem estava no meio. Agora, o voto útil pode ser usado para alçar Moro diante da decepção com a direita e a esquerda", diz o senador Álvaro Dias (Podemos-PR).

Cola?

Moro vai incrementar seu discurso anticorrupção com temas como combate à pobreza e desigualdades. "Boa parte de quem apoia Lula e Bolsonaro o faz por ser contra o outro", diz Dias. "Se Moro se mostrar viável, haverá migração da direita e da esquerda."

Tô aqui

Do deputado federal Junior Bozzella (PSL-SP): "O que Moro tem em um mês é apenas o recall pessoal dele. A estratégia é as pessoas saberem que ele é candidato. Nossa preocupação é que ele tenha um palanque forte e coeso".

Pronto, falei!

"Governo foi irresponsável e negligente em autorizar um grupo em recuperação judicial a voar, ingressar
num setor que depende de muito investimento e capital." Rodrigo Maia, Secretário de Projetos de SP.

Déjà vu

As dificuldades sob Bolsonaro têm feito movimentos populares da periferia paulistana resgatarem o conceito de carestia, usado durante a ditadura em protestos do Movimento do Custo de Vida (MCV), que emergiu nos anos de 1970 e 1980 contra a política econômica dos militares.

Olha aí

Empatado tecnicamente com Moro, Ciro Gomes tentará capitalizar ao máximo ainda a repercussão da ação da PF da qual foi um dos alvos. "A maior força da candidatura de Ciro é o ataque covarde da polícia
política de Bolsonaro. Ninguém chuta cachorro morto", afirma Antônio Neto, que preside o PDT em São Paulo.

Na rua 1

Nesta terça-feira, 21, pelo menos dez atos estão previstos em diferentes bairros da capital paulista. Os
preços do gás e da energia elétrica, o desemprego e a fome estarão na pauta, claro. Panelas vazias e ossos serão usados como símbolos pelos manifestantes.

Na rua 2

"Há comida nos supermercados, mas o que falta é emprego e dinheiro para comprá-la", diz Raimundo
Bonfim, da Central de Movimentos Populares (CMP) e um dos organizadores dos atos da esquerda contra o presidente Jair Bolsonaro ao longo deste ano.

Sentido 1

Alinhado aos interesses militares, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) relatou e
derrubou um projeto do colega Rubens Bueno (Cidadania-PR) que proibia a produção, utilização e
comercialização de armas de destruição em massa.

Sentido 2

Na discussão, Eduardo Bolsonaro citou a situação de Paquistão e Índia. "Os dois têm bomba atômica. Se
um dos lados não tivesse, seria um problema grande."

Tags

Autor