COLUNA DO ESTADÃO

Ataques bolsonaristas a deputado da Frente Brasil-China viram notícia-crime

O deputado federal Fausto Pinato (Progressistas-SP) vai apresentar uma nova notícia-crime à Polícia Federal contra gestores de sites e canais bolsonaristas por ofensas contra ele e divulgação de notícias falsas acerca de sua atuação na Frente Parlamentar Brasil-China

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 21/01/2022 às 7:00
Notícia
X

O deputado federal Fausto Pinato (Progressistas-SP) vai apresentar uma nova notícia-crime à Polícia Federal contra gestores de sites e canais bolsonaristas por ofensas contra ele e divulgação de notícias falsas acerca de sua atuação na Frente Parlamentar Brasil-China. Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão de cinco sites nas investigações do inquérito das fake news, a partir de denúncia feita pelo parlamentar paulista no ano passado. Em um dos vídeos que serão levados agora pelo deputado às autoridades, o youtuber Ítalo Lorenzon afirma, em live feita na semana passada, que o deputado "vende o Brasil para a China".

LEITURA

"É um exército extremista", diz Pinato. "Fazem mentiras parecerem verdades com disparo coordenado de vídeos em plataformas como já fizeram contra o Supremo, contra o Congresso Isso coloca em risco a democracia. Quanto mais acelerarmos as investigações, melhor para restabelecer a verdade."

REAÇÃO

O parlamentar paulista tem feito críticas públicas há tempos ao chamado "gabinete do ódio". O advogado do deputado, Sidney Duran Gonçalez, afirma que seu cliente recebe diariamente ameaças pela internet.

JUNTOS?

Partidos de esquerda que estudam formar federação criaram um cronograma de encontros enquanto aguardam a posição da Justiça sobre adiar o prazo para a decisão final. PT, PSB, PCdoB e PV têm duas reuniões agendadas para semana que vem em Brasília.

NA ONDA...

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aproveitaram a onda de menções positivas nas redes sociais à vacinação de crianças para trocar afagos públicos. "Manda (a Coronavac) para o Rio, João Doria", escreveu o prefeito carioca após a Anvisa autorizar o uso do imunizante para as crianças a partir dos 6 anos.

...DA VACINA

Mesmo com a temperatura elevada em debates sobre economia e segurança, as manifestações da opinião pública nas redes sociais colocaram a vacinação infantil como tema prioritário na última semana, de acordo com levantamento da .MAP no Twitter e no Facebook.

IDEIA EM ALTA

Menções favoráveis ao início da vacinação infantil representaram 79% de um universo de cerca de 1,4 milhão de publicações.

VOU OU NÃO VOU?

A torcida para que a ministra Damares Alves seja candidata ao Senado se intensificou com as declarações de Bolsonaro. A maior entusiasta dessa pré-campanha é na verdade a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

PERA LÁ

Enquanto ganha tempo para se decidir, Damares tem se esquivado dos holofotes. "Já recebi convite para sair por quatro Estados e vários partidos, mas não tenho esse desejo pela disputa eleitoral."

PRONTO, FALEI!

Michel Temer

Ex-presidente da República

"Qualquer matéria legislativa carece de revisão. Mas dizer agora 'vamos revogar a reforma trabalhista' é voltar não para o século 20. É voltar para o século 19"

Tags

Autor