Coluna do Estadão

Orçamento secreto: Congresso corre para atender prazo do STF

O prazo que a ministra Rosa Weber deu ao Congresso e ao governo para dar publicidade aos repasses se esgota no início de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 07/02/2022 às 8:19
Análise
X

Além de ignorar o STF e fazer uma transparência seletiva nos dados da nova leva de recursos do orçamento secreto, como mostrou o Estadão no sábado (5), parlamentares ainda não se movimentaram, após quase 60 dias, para explicar ao tribunal dados do passado. O prazo que a ministra Rosa Weber deu ao Congresso e ao governo para dar publicidade aos repasses se esgota no início de março. Até agora, o Legislativo não publicou nada anterior à entrada do STF no caso, referente a anos passados. No Poder Executivo, apenas o Ministério da Defesa. Rosa chegou a suspender a liberação de novos pagamentos, mas recuou diante da promessa do Congresso de dar transparência aos repasses.

Orçamento secreto

O Ministério do Desenvolvimento Regional disse que irá cumprir o prazo para publicação dos documentos
até 9 de março. Já o da Saúde se limitou a enviar um link de um site que não revela o nome dos autores
por trás das indicações do relator-geral, como havia sido determinado pelo STF.

Até o momento, não foram divulgadas informações das planilhas de Domingos Neto (PSD-CE) e Marcio Bittar (PSL-AC), relatores de 2020 e 2021, respectivamente, que contêm detalhes sobre o destino de dezenas de bilhões liberados antes da liminar do Supremo.

Hub

Criado por dissidentes do PSL após a filiação de Bolsonaro no partido em 2018, o movimento Livres
construiu uma nova sede em que pretende contribuir para o debate sobre liberalismo no Brasil: a Casa Livres, inaugurada em São Paulo.

Será?

Há quem duvide que o namoro entre PT e PSB terá mesmo um final feliz. Para um grupo de socialistas, o partido de Carlos Siqueira só tem a perder nessa possível federação, principalmente em 2024, quando as siglas terão de se acertar sobre disputas de prefeituras.

Fica de olho

Uma das tentativas de acordo para esta questão prevê que terão preferência aqueles que forem disputar a reeleição. Ainda assim, pessebistas fazem questão de lembrar que a postura irredutível do PT em
negociações pode não ser um bom sinal.

 

Papo

O pré-candidato do Novo à Presidência, Felipe d'Avila, esteve ontem (6) com Gilberto Kassab (PSD). O
presidenciável tem buscado dirigentes partidários e apresentado sua proposta de carbono zero. Antes de
Kassab, Felipe d'Avila esteve com Baleia Rossi (MDB) e Renata Abreu (Podemos).

Fim de...

Com um pacotão de questões eleitorais e o fantasma da ameaça às eleições, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, vai precisar calibrar bem a balança para manter o equilíbrio entre os Poderes.

...férias

Em seu discurso na reabertura dos trabalhos do Judiciário após o recesso, o magistrado pediu moderação e falou sobre os efeitos da narrativa do "nós contra eles".

Tags

Autor