COLUNA DO ESTADÃO

Aliados de Amoêdo avaliam saída em bloco do partido Novo depois das eleições 2022

Aliados de João Amoêdo acompanham com preocupação a formação das listas de pré-candidatos do Novo para as eleições 2022 e apontam as disputas deste ano como decisivas para tomarem uma decisão em grupo sobre ficar ou não na sigla

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 08/02/2022 às 7:00
Notícia
X

Aliados de João Amoêdo acompanham com preocupação a formação das listas de pré-candidatos do Novo para as eleições 2022 e apontam as disputas deste ano como decisivas para tomarem uma decisão em grupo sobre ficar ou não na sigla. As "nominatas" do Novo devem sair até 15 de março. Para os mais próximos do ex-presidente da do partido, poderá ser uma gota d’água no clima já bélico entre os filiados se a disputa em outubro colocar o Novo do mesmo lado do bolsonarismo. Os críticos de Amoêdo têm colecionado vitórias internas: o impediram de voltar ao comando do partido e, nos diretórios municipais, como na semana passada em São Paulo, têm emplacado suas lideranças.

NOVO?

"Fala-se em união interna do partido Novo. Mas essa união só existe se passar pelo João Amoêdo, que é uma liderança que não pode ser desprezada. Sem ele, é outro partido", disse à Coluna Luis Bucciarelli, que renunciou à presidência do diretório paulistano no fim de 2021 em meio às disputas internas na sigla.

FILHO.

Ainda que aliados de Amoêdo falem em se desfiliar, boa parte deles considera como improvável uma saída do ex-dirigente neste momento, mesmo essa "sugestão" sendo já apontada como talvez única (e literal) saída para ele.

ENCONTRO.

A deputada Luisa Canziani (PTB-PR) reúne hoje, 8, em um jantar da Frente Parlamentar Digital nomes como a ministra Flavia Arruda, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos. Arthur Lira (PP-AL) também é esperado.

AMIGÃO.

Derrotado nas prévias tucanas por João Doria, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB) tem se esforçado na defesa do governador de São Paulo como pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto na eleição de outubro. "Sinto que há grande preconceito contra Doria e não entendo o porquê dessa antipatia", disse.

COBERTOR CURTO.

O clima no PSDB, no entanto, não é dos melhores. Há candidatos com dificuldade de fechar as contas para a reeleição sem as coligações nas disputas deste ano.

TÁ ON.

A UnB e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizam uma pesquisa com integrantes do Poder Judiciário de todos os Estados para identificar vulnerabilidades no uso de tecnologias e sistemas eletrônicos pela Justiça brasileira. O levantamento é coordenado pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ.

TCHAU.

A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), uma das principais aliadas do presidente no Congresso, deve selar em breve sua ida para o PL.

VÁ ESTUDAR.

Jair Bolsonaro chega hoje ao Nordeste e passará pela Rodovia Padre Cícero, em Jati (CE). O "climão" é inevitável: há cinco dias, ele confundiu a origem do religioso e chamou seus assessores nordestinos de "pau de arara".

COLABOROU EDUARDO GAYER

PRONTO, FALEI!

Omar Aziz

Senador (PSD-AM)

"Após mais de 100 dias da entrega do relatório da CPI da Covid, a sociedade exige que as autoridades tomem providências. A CPI só podia avançar até certo ponto."

Tags

Autor