OPINIÃO

Weintraub pede controle de fronteiras contra 'favelização' em SP

Coluna diária do Estadão no JC

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/03/2022 às 6:00
MARCOS CORREA/PR
Weintraub era integrante da chamada ala ideológica do governo - FOTO: MARCOS CORREA/PR
Leitura:

Em conversa fechada com apoiadores a que a Coluna teve acesso, o ex-ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro e pré-candidato ao governo de São Paulo Abraham Weintraub (Brasil 35) propôs pensar num sistema de controle de fronteiras no Estado, o que é inconstitucional, para combater a chamada "favelização". As declarações polêmicas de Weintraub não pararam por aí: contrariando diversas iniciativas de combate à desigualdade em comunidades periféricas, ele afirmou que não dá mudar a realidade de uma favela. "É um ambiente que precisa acabar. Não dá pra ter favela. Não dá pra mudar uma favela. A essência da favela permite o surgimento de muita coisa errada", afirmou.

BRAZILIAN HORROR STORY - "O objetivo é transformar São Paulo numa espécie de Texas. Se o País for numa direção errada, tem um porto seguro. Tem que ter alguma forma de controle. ‘Vai chegar? O que vai fazer? Vai ficar?’. Ao mesmo tempo, uma política habitacional. Não tem que tentar aliviar na favela", disse o ex-ministro.

SE LIGA - A sugestão de Weintraub fere o artigo 5.º da Constituição. "Nenhum Estado pode estabelecer restrições à circulação de pessoas no território nacional", avaliou à Coluna o jurista Saulo Stefanone Alle, da Peixoto & Cury.

PENSE - "A favela não vai acabar com controle de fronteira, e sim com controle de desigualdades", disse Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa). "Precisamos cuidar de habitação, transporte e segurança. Do contrário, só vai criminalizar a favela".

COISA... - Empresários da indústria gráfica do País intensificaram a pressão contra o projeto de lei da bula digital, que pode extinguir a obrigatoriedade das bulas impressas em embalagens de remédio.

... NOSSA - Na tentativa de barrar o projeto, membros da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) têm levado a senadores argumentos que vão da falta de acesso universal à internet, ao risco da automedicação e o fato de o papel de bula ser biodegradável.

DEBATE - Os presidentes do PSDB e do MDB, Bruno Araújo e Baleia Rossi, e do União Brasil, Luciano Bivar, participam nesta semana em Brasília, de um encontro sobre desafios e tendências para as eleições 2022. O Essent Jus Experience deve discutir federações partidárias neste ano, combate às fake news, entre outros.

TELEFONE... - Causou estranheza o silêncio do Planalto e do presidente Bolsonaro sobre a conversa com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, como foi divulgado pelos britânicos.

… SEM FIO - Por outro lado, o teor da conversa entre os dois também não foi divulgada no site do Reino Unido, onde há notas sobre diversas ligações feitas por Johnson aos presidentes Aleksandar Vuic (Sérvia), Erdogan (Turquia) e ao da Ucrânia, Zelensky.

PRONTO, FALEI! - Ethel Maciel, epidemiologista: "Custo a compreender a obsessão por flexibilizar máscara. Deveríamos é ensinar que máscara é medida a ser mantida, quando numa síndrome gripal, por exemplo"

Presidenciável do MDB - Na Petrobras, senadora Simone Tebet criticou possível venda de fábrica de fertilizantes de Três Lagoas (MS) a russos. "Vai manter nossa dependência de importação".

*COM MATHEUS LARA.

Comentários

Últimas notícias