COLUNA DO ESTADÃO

Bolsonaristas esperam inflação mais baixa na eleição; conta de luz atrapalha

A energia elétrica, que auxiliares do presidente acreditavam ter domado com a bandeira verde até o fim do ano, está sendo reajustada em 20%, anulando os efeitos dessa bondade e colocando mais pimenta na inflação

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 28/04/2022 às 7:00
Notícia
X

Aliados de Jair Bolsonaro acreditam que, em agosto, quando começar a campanha eleitoral, a inflação já terá cedido - em abril, ela deve atingir o pico de 12% ao ano e, segundo projeções de mercado, pode recuar para 9% ao ano no início do segundo semestre. Com isso, bolsonaristas esperam reduzir o estrago que a carestia está fazendo no orçamento dos brasileiros e, por consequência, na avaliação do governo. A previsão, porém, encontra obstáculos que estavam fora do radar. A energia elétrica, que auxiliares do presidente acreditavam ter domado com a bandeira verde até o fim do ano, está sendo reajustada em 20%, anulando os efeitos dessa bondade e colocando mais pimenta na inflação.

QUENTE

A Aneel autorizou reajuste em Pernambuco, na Bahia, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Norte de 16,46% a 24,85%. A bandeira verde havia reduzido as contas em 20%. Isso não altera o cenário de declínio da inflação no ano, mas piora a "sensação térmica".

LIMITES

Dentro do bolsonarismo, a avaliação é que a comunicação de que se trata de um fenômeno global não bastará para minimizar o estrago da inflação na imagem do presidente. Será preciso mostrar que o governo está agindo.

EM CASA

Luisa Canziani (PSD-PR) protocolou o relatório do projeto de lei que autoriza o homeschooling, a única bandeira de Bolsonaro na educação. Ela não atendeu a todas as demandas do governo e manteve, por exemplo, a exigência de nível superior para os pais e apresentação de antecedentes criminais para os tutores.

ESCOLHAS

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) deverá integrar a coordenação da campanha de Lula caso desista da eleição para o Senado em Minas Gerais. O PSD faz questão da vaga em troca do apoio de Alexandre Kalil a Lula.

VERMELHO

Em suas consultas para discutir o que o PSD fará na eleição, Gilberto Kassab se reuniu ontem com a bancada da Bahia e, como esperado, Otto Alencar e companhia votaram por fechar com Lula já no primeiro turno.

TRIBOS

O ato das centrais em São Paulo no 1.º de Maio deve reunir figuras que hoje atuam em diferentes frentes do cenário eleitoral. Entre os confirmados, estão Lula e o candidato a vice, Geraldo Alckmin, já ambientado no meio sindical, e o presidente do MDB, Baleia Rossi, uma das lideranças que discutem a viabilidade da terceira via.

PAGUE

Circulando sem tornozeleira eletrônica, Daniel Silveira (PTB-RJ) foi um dos 148 deputados que votaram contra a isenção de bagagem em voos. O texto, porém, foi aprovado.

REBITE

Líder do PTB, Paulo Bengtson diz crer que Silveira dará conta do trabalho em quatro comissões simultâneas na Casa: CCJ, Cultura, Esporte e Segurança. "Faz parte do nosso trabalho", diz. Alguns dos colegiados costumam se reunir no mesmo horário.

PRONTO, FALEI!

Marcelo Freixo

Deputado federal (PSB-RJ)

"O deputado Daniel Silveira na CCJ só não é mais absurdo do que Jair Bolsonaro na Presidência da República. Nenhum dos dois respeita a lei."

 

*COM CAMILA TURTELLI, MATHEUS LARA E GUSTAVO CÔRTES

Tags

Autor