reajuste

Conta de luz mais cara em Pernambuco: veja dicas para economizar energia

Com novos hábitos de consumo consciente, é possível gastar menos energia

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 26/04/2022 às 14:54 | Atualizado em 27/04/2022 às 15:49
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Hábitos de consumo consciente podem economizar energia - FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Após o anúncio do aumento médio de 18,98% na tarifa de energia em Pernambuco, a Neoenergia divulgou uma lista de iniciativas para adotar hábitos de consumo consciente.

Através deles, será possível gastar menos energia e, desta forma, fazer com que a conta de luz fique um pouco mais barata.

Confira:

  • Uso de equipamentos eficientes - adquira aparelhos elétricos eficientes. Eletrodomésticos antigos costumam gastar mais energia. A Neoenergia orienta que os consumidores façam a substituição por aparelhos novos, com o selo Procel de eficiência energética. Para saber quais são os modelos e potências mais eficientes, é importante pesquisar antes de comprar. Na hora de usar o equipamento, deve-se observar o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
  • Desligue o computador quando não o estiver utilizando - Deixar o computador ligado 24 horas consome energia. Caso a pausa no uso seja de mais de uma hora, o ideal é desligá-lo completamente. Se for uma pausa pequena, o monitor pode ser desligado para economizar. Além disto, laptops costumam ser mais econômicos.
  • Retire o carregador do celular da tomada - Muitas pessoas costumam deixar o carregador de celular sozinho na tomada. O fio consome energia elétrica e, além disso, pode provocar acidentes domésticos. Por causa disso, é importante observar quando o aparelho atingir a carga máxima, para retirar o fio da tomada.
  • Aproveite a luz natural - Evite acender as luzes em ambientes naturalmente iluminados. Dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras. Assim, você economizará energia.
  • Evite usar a função stand-by dos aparelhos - Não deixe os aparelhos ligados na tomada em stand-by (modo de espera). Enquanto você não está utilizando os equipamentos, ele segue consumindo energia. Quando o eletrodoméstico não estiver em uso, a orientação é tirá-lo da tomada. Mesmo sendo um pouco menos cômodo, a prática evita o desperdício.

Comentários

Últimas notícias