ENERGIA

Aumento da conta de Luz pode parar em CPI, e aliados de Bolsonaro tentam evitar

A diretora da Aneel Elisa Bastos foi convocada para dar explicações na Comissão de Energia, na próxima quinta

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 06/05/2022 às 8:00
Análise
X

Parlamentares e auxiliares de Jair Bolsonaro querem que a Agência Nacional de Energia Elétrica controle a rebelião provocada no Congresso pelo reajuste das contas de luz. A agência deu sinal verde a aumentos próximos a 25%, como no Ceará, e agora deputados falam até em criar uma CPI para investigar esses números. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recomendou a deputados que procurem a agência, que por sua vez prometeu detalhar o cálculo usado para autorizar os aumentos. "Há um apetite enorme na Câmara para resolver o problema", diz Danilo Forte (União-CE), autor do decreto legislativo que susta os reajustes e que teve 411 votos favoráveis a uma tramitação acelerada.

EXPLIQUE

A diretora da Aneel Elisa Bastos foi convocada para dar explicações na Comissão de Energia, na próxima quinta. O novo diretor-geral, Sandoval Feitosa, que chegou ao cargo por articulação do PP de Ciro Nogueira, foi poupado. Deputados alegam que ele tem pouco tempo na função - ele foi nomeado em 18 de abril.

INDEPENDENTE?

Feitosa assumiu após o então diretor-geral, André Pepitone, ser convidado a entregar o cargo pelo governo. Ele anunciou a saída em fevereiro, mas seu mandato só acabaria em agosto.

FESTA

O vereador Fernando Holiday (Novo) denunciou ao Ministério Público Eleitoral de São Paulo a cantora Daniela Mercury e Luiz Inácio Lula da Silva por suposta propaganda eleitoral antecipada no ato de 1º de Maio. Ele pede multa de R$ 100 mil aos dois, valor equivalente ao cachê da artista.

CONVITE

Lula convidou a ex-presidente Dilma Rousseff para participar do lançamento da sua pré-candidatura, amanhã, em São Paulo. O próprio Lula telefonou para Dilma.

FERMENTO

Embora o formato do ato ainda esteja em discussão, Dilma rascunhou um discurso, para o caso de Lula lhe passar o microfone. Ela quer defender a democracia e falar de economia, um dos calcanhares de aquiles de seu governo. Mas, assim como Lula, não deve passar de generalidades. Um dos temas será crescimento econômico com justiça social.

MEU BOLSO

Em almoço com Rodrigo Garcia (PSDB) ontem, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, apresentou um cardápio de investimentos em educação bancados pela entidade e que entram em operação em agosto. Josué ofereceu treinar de graça 600 professores e 400 gestores da rede pública.

PRATO...

Em jantar com a bancada de deputados federais tucanos, anteontem em Brasília, João Doria (PSDB) ganhou prazo até 18 de maio para crescer nas pesquisas. Diante do ceticismo dos colegas, Carlos Sampaio (PSDB-SP) os convenceu a esperar os efeitos das propagandas na TV.

...FEITO

Horas antes, Doria ouviu duro diagnóstico de Marcus Pestana. Ele disse que a insistência de Doria levaria a uma candidatura camicase para o PSDB.

PRONTO, FALEI!

"O caciquismo político sepultou a terceira via. O caciquismo só está interessado na matemática eleitoral de quantos deputados federais vai eleger."

Felipe D’Avila

Presidenciável do Novo

Tags

Autor