Formação integral para um ensino de excelência

Projeto pedagógico do Marista São Luís une tradicional e contemporâneo, com ética, inclusão e acolhimento como pilares

Publicado em 31/10/2020 às 5:00
LUISI MARQUES/JC360
Diretor Irmão Wellington Medeiros e vice-diretora Lucielma Ribeiro: gestão do Marista equilibra religião e ensino - FOTO: LUISI MARQUES/JC360
Leitura:

Um ensino que acompanha gerações e forma estudantes para fazerem a diferença na sociedade. O Colégio Marista São Luís traz nos seus princípios os ensinamentos do seu fundador, o padre José Bento Marcelino Champagnat, que acreditava numa formação integral do indivíduo onde educação, evangelização e solidariedade andam lado a lado. O modelo Marista de ensino cresceu e hoje a rede conta com 19 colégios, presentes em 16 estados brasileiros. Além disso, a excelência nos resultados demonstrada por todo o país só reforça a competência que a instituição preza desde sempre.

"O Colégio Marista São Luís é uma escola católica de tradição Marista que evangeliza e educa, proporcionando às crianças e jovens uma educação integral de excelência, a fim de formar cidadãos comprometidos com a ética e os ensinamentos cristãos de São Marcelino Champagnat, pautado em fortes pilares: a presença, a simplicidade, o espírito de família, o amor ao trabalho, o jeito de Maria. A singularidade da Educação Marista se traduz em um projeto pedagógico e uma matriz curricular que unem o tradicional e o contemporâneo, privilegiando a experiência, a investigação, a observação e a inclusão. Tudo permeado pela convivência de valores humanos e espirituais", detalha o diretor do colégio, Irmão Wellington Medeiros.

Perceber a transformação na criatividade, inovação e conquistas que o Marista São Luís promove junto aos estudantes e famílias são mudanças que perpassam as salas de aula. Maria Carolina Scheidegger, advogada da União, vivenciou de perto os ensinamentos do Marista. A mãe da ex-aluna foi professora de matemática na instituição e seu esposo, o advogado Carlos Sant'Anna, também é ex-aluno Marista. Hoje, mãe de quatro filhos (Carlos Eduardo, Luiz Guilherme, Gabriela e Marina) estudantes do Ensino Fundamental na instituição, acompanhar o desenvolvimento deles - mesmo com as aulas remotas - é gratificante e nostálgico.

"O Marista é a minha segunda casa. Desde antes de engravidar, já sabia que os meus filhos estudariam lá porque eu tenho uma relação de muito carinho com a instituição. Fico emocionada ao ver o esforço da escola e dos professores, se dedicando para se reinventarem e conseguirem atingir os objetivos durante esse período de ensino remoto. Minha filha caçula, Marina, está sendo alfabetizada com as aulas online e é fascinante acompanhar o progresso dela, principalmente nessa época escolar tão importante. No começo eu tinha preocupação, mas estou impressionada com o desenvolvimento dela", comenta.

A alfabetização de Marina por meio do ensino a distância faz parte das mudanças que o colégio precisou implementar para manter a excelência do ensino, como conta a professora Luiza Albuquerque. "A princípio, todo mundo ficou surpreso com o formato remoto, diante da convicção de que o aprender acontece nessa intersecção entre cognição e emoção. O fato de não ser presencial foi um pouco desafiador no início, mas descobrimos um caminho com aulas ao vivo. Desenvolvemos estratégias para acompanhar, junto com a família, o andamento do processo, por meio de vídeos mostrando o processo de escrita e de leitura. Os pais filmam e nos enviam por WhatsApp. Dessa forma, seguimos acompanhando os estudantes e as conquistas que estamos tendo com as crianças e suas famílias nos deixam muito felizes", pontua Luiza.

A formação integral, onde ensino e religiosidade andam juntos, fazem o Marista São Luís ser reconhecido pela sua educação de excelência e acolhimento. "Nossa proposta pedagógica tem os eixos acadêmico, cultural, esportivo e evangelizador. E o equilíbrio é a a palavra-chave de todos esses processos. Transformar nossos estudantes nesse sujeito integral é o que buscamos, do Infantil ao Ensino Médio", assegura a vice-diretora educacional, Lucielma Ribeiro.

Esses ensinamentos que vão além da escola, contribuindo para a formação de cidadãos politizados e atuantes, são refletidos numa frase conhecida entre os estudantes e profissionais do colégio: "ex-aluno sim, ex-Marista nunca". "A família faz parte dos eixos estruturantes do Marista e é uma relação construída de aprendizagem. Aliado a isso, trazemos um currículo inovador que prepara os estudantes para suas escolhas profissionais, com alguns diferenciais como programa bilíngue, educação tecnológica, ética e patrimônio, que vão permeando a base pedagógica ao longo dos anos. Mas tudo isso é feito com muito equilíbrio e visando essa formação integral: a humana e a acadêmica", acrescenta Lucielma.

 

Comentários

Últimas notícias