Inovar sem deixar a religião de lado

Publicado em 31/10/2020 às 5:00
LUISI MARQUES/JC360
Aula de inglês no Marista ID alimenta sonho de intercâmbio de Fernanda - FOTO: LUISI MARQUES/JC360
Leitura:

A evangelização está presente no Marista São Luís não só em sala de aula, com o ensino religioso, mas nas práticas rotineiras de integração e solidariedade. "A Pastoral é responsável por garantir aquilo que é próprio do colégio, que é a missão evangelizadora Marista. Nós realizamos projetos como Primeira Eucaristia, Crisma, Grupo de Jovens, Voluntariado Estudantil e Missão Marista de Solidariedade para buscar a dimensão evangelizadora junto aos estudantes, às famílias, aos professores e colaboradores", explica o coordenador da Pastoral, Irmão Cassiano Lima.

A Pastoral é um espaço onde os estudantes podem entender sua espiritualidade e se sentir acolhidos. "Nossa função social, enquanto colégio Marista, é oferecer uma educação de qualidade. Já nossa função eclesial é oferecer a dimensão da evangelização e da formação humana", complementa.

Dentro da função social do colégio, as atividades extracurriculares contribuem para o currículo inovador oferecido aos alunos. Encaixam-se nesse perfil o Serviço de Escolinhas e Treinamentos Esportivos (SETE), o Serviço de Arte e Cultura (SEAC) e o Centro de Idiomas Marista ID. Maria Fernanda Barros Valença, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, equilibra as aulas regulares e o curso de inglês no Marista ID. "Estávamos procurando por cursos de inglês quando recebemos a proposta do Marista ID. Ficamos interessados pela proposta de ensino e por facilitar a logística, com Maria Fernanda já na escola", comenta a mãe, a funcionária pública Simone Barros.

Com encontros (agora remotos) duas vezes por semana, Simone percebe o desenvolvimento da filha ao longo dos anos, além da vontade de conhecer países que falam a língua inglesa. "O ensino é muito lúdico, com jogos, músicas e muita conversação. A professora incentiva sempre a procurar formas de falar, mesmo quando ela não sabe alguma palavra. Minha filha sempre diz que, quando crescer, quer fazer intercâmbio e estudar em Cambridge, que é de onde vem o material didático e o formato de avaliação do Marista ID", detalha.

Para Maria Fernanda, o contato com a língua inglesa já faz parte do seu dia a dia e as aulas são sempre muito esperadas. "Quando comecei no Marista ID, não sabia muita coisa, mas agora já sei escrever e pronunciar direitinho. A primeira parte da aula é a minha preferida, porque tem games baseados nos conteúdos que a gente está estudando, e é muito legal", conta a estudante.

 

Comentários

Últimas notícias