Precisão robótica nas cirurgias

Publicado em 16/09/2020 às 5:00
LUISI MARQUES/JC360
Da Vinci Xi é o robô cirúrgico mais moderno da América Latina - FOTO: LUISI MARQUES/JC360
Leitura:

O Real Hospital Português (RHP) iniciou, em 2019, o Programa de Cirurgia Robótica, com o robô mais moderno em funcionamento do mundo. O Da Vinci Xi foi o primeiro da região e ressalta a importância no investimento em equipamentos de última geração para os mais variados tratamentos.

"O robô pode ser utilizado em várias especialidades médicas, como urologia, oncologia, ginecologia, bariátrica, geral, torácica e coloproctologia, todas com um nível de segurança muito alto nos procedimentos", afirma o Gerente do Programa de Cirurgia Robótica, Clovis Fraga.

Assim como outras tecnologias utilizadas pelas equipes do RHP, a proposta do robô também é proporcionar procedimentos menos invasivos. Isso é possível graças às pinças acopladas aos quatros braços mecânicos do Da Vinci Xi, que dão estabilidade e segurança às cirurgias. Por meio de um console, o cirurgião comanda o robô, guiado por imagens 3D de alta resolução.

Atualmente, 14 cirurgiões integram o Programa de Cirurgia Robótica do RHP, com previsão de ampliar o quadro para 2021. Para operar o Da Vinci Xi, é preciso passar por uma rigorosa capacitação. O primeiro processo é uma certificação online, onde o cirurgião passa a conhecer todos os dispositivos do equipamento. Depois, há a fase de observação de casos, quando o profissional acompanha alguns procedimentos cirúrgicos com outros médicos. Há ainda duas simulações - uma com manequins simuladores e a segunda utilizando um software - para que o cirurgião possa operar sob a tutoria de um médico já habilitado.

"A capacitação em diversas etapas é para que o cirurgião opere o paciente com segurança. É sempre importante lembrar que o robô é guiado por humanos e não tem nenhuma autonomia", ressalta.

BENEFÍCIOS

As muitas vantagens de uma cirurgia robótica vão além da segurança no momento do procedimento. "O processo de recuperação é melhor e mais rápido. Sem dúvidas, é uma cirurgia realizada com melhor qualidade e diminuição de complicações no pós-operatório. Além disso, o procedimento com o robô encurta o tempo da cirurgia e permite uma alta precoce do paciente", defende Clovis Fraga.

 

LUISI MARQUES/JC360
Catorze cirurgiões estão habilitados a operar o Da Vinci Xi - FOTO:LUISI MARQUES/JC360

Comentários

Últimas notícias