A Mais Poderosa Mensagem de Natal

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/12/2022 às 0:00

REVERENDO HUMBERTO FERREIRA COSTA

O nascimento de Jesus está envolto em muitos mistérios. Foi, sem dúvida, o maior acontecimento da terra. João, o discípulo amado, retrata assim: “O Verbo se carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai”(João 1.14). Deus enviou o seu Filho ao mundo com a missão de salvar o seu povo dos seus pecados.
Jesus veio, habitou em nosso mundo, pisou em nosso chão, vestiu as nossas roupas, comeu a nossa comida, sentiu as nossas fadigas e dores. Evangelho de Lucas (2.25-35) nos conta sobre um homem chamado Simeão, ele era justo, piedoso e, aguardava a consolação de Israel. Um belo dia, Simeão foi impelido pelo Espírito Santo a ir ao templo. Lá ele viu uma criança. À primeira vista, era apenas um menino com cerca de 40 dias de nascido. Mas, a Simeão foi revelado pelo Espírito Santo que, aquele menino era o Messias prometido. Imaginem a alegria! Simeão estava atônito, pois, o que acabara de ver, era a vida eterna. Ele pediu licença aos pais, tomou o menino nos braços e disse: “pode despedir em paz o teu servo”. Ele foi tomado por um senso de completude indizível. Um estudioso chamado J. C. Ryle disse que: "Simeão falou como alguém para quem o túmulo perdeu os terrores e o mundo perdeu os seus encantos”. Mas, o que foi que Simeão viu de tão estupendo? Ele próprio responde dizendo: “os meus olhos já viram a tua salvação”. Simeão enxergou além e viu o sobrenatural de Deus.
O menino era a salvação prometida e preparada por Deus no decurso da história. Lá estava diante dos olhos de Simeão a Luz do mundo (Jo. 8.12), o Pão da vida (Jo. 6.48), a Porta para Deus (Jo. 10.9), o Mediador da Nova Aliança (Hb. 12.24), o resplendor da glória de Deu (Hb. 1.3), a imagem do Deus invisível (Col. 1.15). O que Simeão viu era Aquele para quem a história se convergiu (Ef. 1.10), o único digno de glória, honra e louvor. Cheio do Espírito, Simeão diz a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado para a ruína e para levantamento de muitos em Israel e será alvo de contradição" (Lc. 2.34). Um aroma de morte e de vida seria disseminado no mundo. De morte para os que rejeitam a Jesus e de vida para os que o recebem e declaram que ele é o Senhor e Salvador.
Jesus derrubou o orgulho religioso que tentava imprimir nas mentes das pessoas da sua época um caminho que levava o homem para a obscuridade e não para a salvação. Jesus levantou a muitos… samaritanos, publicanos, pecadores… Como nos dias atuais, Jesus foi amado e odiado, corações se abriram para recebê-lo e, outros se fecharam tomados pelo ódio e rejeição. Qual é a mais poderosa mensagem do Natal? Não é outra senão a de que, Jesus nasceu para redimir o seu povo dos seus pecados. Ele cumpriu a sua missão entregando a sua vida na Cruz. Ele ressuscitou dos mortos, ascendeu aos céus e prometeu que voltaria para buscar os que acreditassem em sua mensagem e a seguissem em obediência.
Viva a festa de Natal com intensidade! Celebre com a família e amigos. Mas, não se atenha apenas ao brilho das luzes, a comidas, aos presentes… almeje a presença de Jesus. Ele é a brilhante Estrela da manhã (Ap. 22.16)… O Sol nascente das alturas
(Lc. 1.78).

Humberto Ferreira é pastor a 22 anos, exerce o seu trabalho como pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana das Graças em Recife-PE; Psicólogo (TCC) Teólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP e Mestre pelo Andrew JumperMackenzie-SP.

Comentários

Últimas notícias