MINHA CAMINHADA NA VIDA

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/02/2023 às 0:00

DOM ALEXANDRE XIMENES
Neste último domingo celebrei o meu JUBILEU DE OURO NO MINISTÉRI DA PALAVRA DE DEUS
50 anos de caminhada! 50 anos de lutas ferrenhas, experiências inenarráveis, momentos sublimes e indescritíveis como também de dores inimagináveis!
Nasci em um lar Cristão Evangélico. Papai um pastor no sentido exato da palavra, trazendo no peito por toda a vida, a lembrança de um chamado que o sustentou até a partida para a casa do PAI! Minha mãe, uma guerreira em todos os sentidos, que foi serva em todos os aspectos da sua vida! Eles me ensinavam sem abrir a boca. A força do exemplo marcou a minha vida para sempre. Vi a partida dos dois. Mamãe 48 horas antes de partir, no leito do hospital me disse o texto Bíblico que eu devia falar quando este dia chegasse, o que deveria pregar e, falando com Carmen, minha esposa, indicou os hinos que deveriam ser cantados. 72 horas depois estávamos na IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL em Campina Grande, PB, onde papai pastoreou por toda a vida. Ali nasci, na casa pastoral.
Ainda com 17 anos fui para o Seminário Presbiteriano do Norte no Recife onde estudei por um ano! Após este ano, a Igreja nos enviou para o STEB em Belo Horizonte onde fiquei mais 4 anos e ali concluí o curso teológico! Muitas e gloriosas experiências foram vividas ali e amizades que permanecem até o dia de hoje!
Retornando à Paraíba, assumi como pastor auxiliar da Igreja onde nasci e cresci, a CONGREGACIONAL CENTRAL. Ali vivi um aprendizado maravilhoso e fui amado, muito amado. Algum tempo depois, pastoreei também a IGREJA CONGREGACIONAL DO CALVÁRIO, hoje sob a frutífera liderança do Ver. João Bosco, querido irmão, amigo e companheiro de caminhada. Deus me deu a oportunidade de lecionar no INSTITUTO BÍBLICO BETEL BRASILEIRO, a convite da inesquecível LÍDIA ALMEIDA.
Após alguns anos fui para Niterói, trabalhar na VINDE (Visão Nacional de Evangelização) com o querido Rev. Caio Fábio!
Em seguida fui para Porto Alegre, onde conheci o amado Rev. Joãozinho (permita-me chamá-lo assim. Até hoje companheiro, amigo, conselheiro e pastor da minha vida!
Após outras breves experiências, incluindo a Igreja batista de Manaíra em João Pessoa, com o inesquecível e muito amado Rev. João Filho, fui para Maceió onde por pouco mais de dois anos pastoreei a Igreja Batista Betel, centenária e com uma linda história!
Após dois anos fui convidado por um dos maiores amigos que Deus me deu na vida para vir ao Recife participar do Ministério com ele. Aqui estou há 20 anos. Trabalhar com este amigo alegre, de um humor sublime, inteligente, eficiente e prático, tem sido um presente para a minha vida! Falo do hoje Arcebispo da IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA fundador e líder +DOM PAULO RUIZ GARCIA!
Neste período de vida vivi todas as lutas, dores, agonias, erros, acertos e comunhão do Ministério Pastoral!
Ajudei e fui ajudado. Errei e acertei! Uma coisa aprendi num dos ministérios do meu amigo, mano e colega de turma no Seminário, o Rev. Márcio Valadão, da IGREJA BATISTA DE LAGOINHA em Belo Horizonte: “DEUS NÃO ABRE MÃO DE VOCÊ”! Um dia todos saberão do efeito glorioso dessa afirmação em minha vida!
Chego aos 50 anos de Ministério e SÓ TENHO A AGRADECER. A Deus, à minha amada esposa Carmen, aos meus filhos CHRISTINE, VANESSA, PABLO, ALEXANDRE FILHO E ARIEL, TESOUROS DE DEUS NA MINHA VIDA. Também aos tesouros que são “autoridades” na minha vida: GABI E SARAH, MINHAS AMADAS NETINHAS! Affonso Romano de Sant´Anna, filósofo da PUC no Rio de Janeiro, disse: “Aprendi a ser filho quando me tornei pai! Aprendi a ser pai QUANDO ME TORNEI AVÔ!
ENCERRO AGRADECENDO A QUEM ME SUSTENTOU NAS HORAS DIFÍCEIS DA VIDA, CUIDOU NAS HORAS DOLOROSAS DAS ENFERMIDADES MORTAIS, USOU-ME APESAR DE MIM E TROUXE-ME PARA CAMINHAR COM UM AMIGO QUERIDO, ALEGRE, FELIZ, BEM- HUMORADO E GUERREIRO.
Haveria mais, muito mais, mas paro por aqui!
A DEUS, MEU SENHOR E MANTENEDOR, O MEU LOUVOR, MINHA GRATIDÃO E MINHA VIDA! Amém! Amém! AVANTE!
Digo com absoluta segurança de quem trabalha há 50 anos com gente, que, a ausência da esperança numa vida gera dores inimagináveis.
Tenho do início do meu ministério até hoje comprovado isto, e, ironicamente os dias atuais carregam consigo recordes de insegurança, medos e, em alguns casos desespero. No ano de 1962, ainda adolescente, entreguei a minha vida a Jesus de Nazaré, e logo comecei a perceber as dores muitas vezes letais na vida das pessoas! Não tenho visto, e cada dia mais penso assim a vida com Deus, o crer Nele, como RELIGIÃO, mas como RELACIONAMENTO. PAI e FILHOS. Quando os discípulos lhe pediram dizendo: “Ensina-nos a orar”, ELE não impôs repetições, fórmulas, etc. Num lance lindo da pedagogia de Deus, foi objetivo e disse: Quando vocês orarem digam: “PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS...”! Deixa claro que não são fórmulas religiosas, mas RELACIONAMENTO ENTRE PAI E FILHOS! Informal, sem local definido e com intimidade. Jonas orou no ventre de um peixe, Daniel numa cova de leões, os 3 jovens hebreus na fornalha de fogo ardente, etc. Concluo dizendo: ONDE VOCÊ ESTIVER, FALE COM DEUS NUM LINGUAJAR DE FILHO COM PAI. Os clamores mais marcantes da minha vida foram assim. Concluo falando de um perigoso marginal que entregou a vida a Deus quando morei em Niterói! Membro de uma facção criminosa e até hoje tida como uma das mais perigosas que já existiram no Brasil. Ele teve o que chamo de O ENCONTRO DA VIDA! Um dia, numa reunião pedimos para ele orar. Ele com o seu sotaque da periferia do Rio de Janeiro disse na prece: “Ó DEUS, TU É LEGAL! TU ÉS BACANA...”! E assim seguiu. Lágrimas desceram pelo nosso rosto. Queridos(as), procurem viver isto.

Dom Alexandre Ximenes é bispo emérito da Igreja Episcopal Carismática – Catedral da Reconciliação

Comentários

Últimas notícias