A Física  Quântica e a Espiritualidade

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/03/2023 às 0:00

UBIRAJARA TAVARES DE MELO


Se existe algo que todos nós sabemos é que a ciência e a espiritualidade não são exatamente conhecidas por conciliar seus princípios. Contudo, com o avanço da física quântica, vem sendo comprovado não somente a existência do mundo espiritual, mas sobretudo, o contato com os espíritos.
Enquanto na idade média e no renascimento, era perigoso o avanço da ciência em face do domínio eclesiástico, hoje em dia a ciência tem realizado avanços extraordinários, comprovando os ensinamentos milenares de antigas religiões como o Budismo e o Hinduísmo, entre outras que há mais de 2000 anos declaravam a existência do mundo espiritual e da reencarnação.
No meu primeiro livro que escrevi sob o título, “NUNCA MORREREMOS”, editado pela EME, dei ênfase a tais fatos, citando o professor e PHD em física, da Universidade do Oregon nos EUA, Amit Goswami, que já publicou vários livros sobre o universo, a vida e a morte. Em sua mais recente obra, “A FÍSICA DA ALMA”, dá uma explicação cientifica da reencarnação, a imortalidade e a experiência de quase-morte e prova a existência da alma de forma quântica. A chamada mecânica quântica é uma área da física que nos permite analisar a probabilidade de cada possibilidade em dada situação dinâmica.
Durante os estudos sob a égide da física quântica, para responder a indagação do que vem ser a “alma quântica”, e se ela sobrevive e reencarna de um modo que se possa chamar de verdadeiro continuum, nascimento-morte-renascimento, assim por diante, Amit comprovou que existe uma alma que sobrevive à morte do corpo físico e que efetivamente, reencarna em outro corpo, formando um continuum, acrescentando o autor que tal conclusão faz sentido para a ciência baseada na consciência, mas só se pensar na alma em termos de quantuum.
A publicação do livro e as diversas palestras e simpósios realizados pelo autor ao redor do mundo, inclusive na cidade de Recife, levou até o líder do Budismo, o Dalai-lama, a declarar recentemente: “A morte proporciona um ponto de encontro entre Budismo tibetano e as modernas tradições científicas. Acredito que ambos terão muito a contribuir mutuamente quanto ao nível de compreensão e de benefícios práticos.”
Do mesmo autor, Amit Goswami, publicou a obra sob o título: “Ciência e Espiritualidade: uma integração quântica”, onde busca estabelecer as bases de uma ciência da consciência.
Por outro lado, a filosofia budista é uma perspectiva capaz de estreitar laços com uma área tão complexa quanto fascinante da ciência: estamos falando da mecânica quântica.
Não obstante a maioria das teorias sobre a mente e a consciência se baseie num materialismo enraizado da física clássica, que trata a consciência como uma anomalia a ser explicada e que o mundo físico é a única realidade. O Ph.D Mário Beauregard, neurocientista, lançou recentemente a excelente obra que adquiri numa das viagens, sob o título O Cérebro Espiritual, editado pela Best Seller, traduzido para o português, e que de modo extraordinário dá uma explicação neurocientífica para a existência da alma.
Depois de citar as experiências de quase-morte realizadas por Pim van Lommel, Sam Parnia, Peter Fernwick e Bruce Greyson, Beauregard chama a atenção para o fato de que o momento é de pesquisa e não de dogma e dá ênfase ao seu objetivo dessas experiências, que é o de transformar vidas. Devemos ainda considerar que a vida para muitos tem sido apenas um ponto de interrogação entre o berço e o túmulo.
Há inúmeras outras obras que tratam do mesmo assunto, que o espaço desta página não permite mencionar, mas se o leitor tiver interesse em aprofundar o assunto, a simples consulta ao google dará oportunidade de descobrir outras opiniões.
Contudo, a conexão entre física quântica e espiritualidade nos leva a enxergar com outra perspectiva essa área da ciência.

Ubirajara Emanuel Tavares de Melo - Advogado, membro da ADE-PE e NEIL – Núcleo Espírita Investigadores da Luz- [email protected]

Comentários

Últimas notícias