Espíritas

A Doutrina Espírita

Hoje venho trazer para os leitores aspectos diretos sobre os principais pontos da doutrina espírita

Cadastrado por

Ubirajara Emanuel Tavares de Melo

Publicado em 23/05/2024 às 15:47
Ubirajara Tavares de Melo - DIVULGAÇÃO

Durante anos tenho ocupado esta coluna escrevendo argos no intuito de divulgar a doutrina espírita. Hoje venho trazer para os leitores aspectos diretos sobre os principais pontos da doutrina espírita, publicado através de um livreto da IDE – Instituto de Difusão Espírita que começa explicando que o espiritismo ou doutrina espírita, surgiu através de pesquisas sobre os fenômenos produzidos pelos espíritos, habitantes do mundo espiritual, face ao estudo do método observação dos fenômenos conhecidos desde os tempos mais remotos sobre o comando de Allan Kardec, que é o pseudônimo do professor Leon Denizard Rivail, que era educador, poliglota, tradutor e autor de vários livros didáticos.

A doutrina espírita fundamenta-se na fé raciocinada, no evangelho de Jesus e nos fatos comprovados há milhares de anos da existência do espírito e sua comunicação com os humanos e adota os seguintes princípios: a) a existência de Deus; b) a imortalidade da alma; c) pluralidade das existências ou reencarnação; d) comunicação com os espíritos através da mediunidade; e) pluralidade de mundo habitado e engloba três aspectos: ciência que investiga, pesquisa e filosofia que questiona e apresenta diretrizes para reflexão e adota o Cristianismo como educação religiosa.

Na doutrina espírita, não há sacerdote nem dogmas e adota o evangelho de Jesus Cristo, como norma de conduta. Para o espiritismo não existem céu ou inferno, e sim estados de consciência. O centro espírita é uma casa de oração e auxílio com Jesus, cuja finalidade é o estudo e a prática do espiritismo.

É uma instituição voltada para a educação, aplicação da caridade em toda sua amplitude e das mais diversas maneiras, proporcionando-o desenvolvimento moral, fraternidade e a divulgação da doutrina espírita.

Nas casas espíritas há aplicação de passes, que se pode explicar como uma transfusão de energia, que são conjugadas pelo esforço do aplicador de passes e dos espíritos benfeitores envolvidos com a tarefa. O passe tem por finalidade restituir equilíbrio psicossomático da criatura acalmando-a para que possa resolver com mais clareza de ideias, os seus mais variados problemas do cotidiano e são aplicados a todas as pessoas que procura, não exigindo qualquer pagamento por tais serviços.

O livro adotado para estudo e práca é o evangelho de Jesus, referendada na prática pela máxima de que: fora da caridade não há salvação, entendida a caridade não apenas como a doação material, mas a doação de si mesmo em favor da felicidade alheia, buscando ser hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje, lutando sempre contra os vícios e as más paixões.

Finalmente o propósito do espiritismo é a busca da felicidade, a paz interior e o desenvolvimento espiritual, e para atingi-la depende de nossa transformação moral. O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.

Assim como a ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual.

Ubirajara Emanuel Tavares de Melo, advogado e membro do Neil, Núcleo Espírita Investigadores

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS