Gratidão a Deus
A gratidão é um jeito novo da pessoa viver. Faz parte da caminhada de quem crê, elevando a Deus preces de gratidão pelas maravilhas operadas.

PADRE DIU DE ARRUDA
Gratidão é um gesto que emana do interior humano. É um sentimento maneiro que eleva a alma. É ação nobre. Por essa razão, a pessoa é convidada a agradecer sempre. E há motivos em abundância para dobrar o joelho e elevar a Deus preces de gratidão.
As pessoas que são gratas a Deus não vivem reclamando; pois, enxergam sempre as maravilhas de Deus na sua vida. Para tanto, basta lembrar que a Palavra nos convida a fazer tudo sem reclamar. Assim fala São Paulo aos Filipenses: “fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”. Quem vive para resmungar o tempo todo esquece das maravilhas de Deus. Por isso, insiste São Paulo: “em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus” (1Ts 5,18).
Em relação à gratidão, São Lucas registrou um fato insólito no encontro de Jesus com os dez leprosos. Pessoas que eram alijadas da sociedade e receberam a graça da cura, da libertação. Um verdadeiro milagre na vida delas; e a pedido de Jesus, foram em direção ao Templo. Contudo, movido pelo sentimento de gratidão a Deus e cheio de alegria e dando glória, um voltou para agradecer a bênção que recebeu. A cena foi tão comovente que Jesus perguntou: “não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?” Texto emocionante acerca da gratidão (Lc,17). Jesus lembra aqui o valor da gratidão que, geralmente, muitos esquecem.
A gratidão é um jeito novo da pessoa viver. Faz parte da caminhada de quem crê, elevando a Deus preces de gratidão pelas maravilhas que são operadas na vida. O exemplo Jesus nos deixou; para tanto, basta lembrar a cena da multiplicação dos peixes e dos pães. Antes de realizar o milagre, Jesus ergueu os olhos para o alto. Gestão de gratidão ao Pai. Assim deve ser a vida da pessoa que crê: um permanecer na gratidão. Uma ação de graças. Sem olvidar que a pessoa que é grata a Deus, está aberta às bênçãos divinas. Afinal, gratidão gera gratidão.
É até desnecessário inferir que a vida se torna mais simples e bela quando do interior humano emana gratidão a Deus. Pois, quem é abduzido pela atmosfera desse sentimento, reconhece em tudo a presença de Deus. E não pode ser diferente, uma vez que tudo emana da bondade dEle. A gratidão gera amor. Deixa a pessoa em situação de alegria. Contamina o ambiente. Sugere generosidade. Faz a pessoa que, embora viva no casebre, sob o telhado todo furado, reconheça o invadir do sol como um sinal da bondade de Deus na vida. E à noite, louva a Deus pela companhia do luar que invade a pobre casinha trazendo alegria. Assim vive a pessoa que sabe e reconhece o valor da gratidão.
A gratidão gera grandes benefícios. Deixa a pessoa mais feliz. O emocional é transformado. Todo o sistema imunológico é contaminado, ficando assim, mais revigorado. Os relacionamentos fluem. A pessoa que cultiva a gratidão a Deus reconhece na sua vida, que tudo é graça e dom de Deus. Por isso, independentemente de qualquer situação, seja grato a Deus por tudo. Na dor ou na alegria, sempre gratidão. Sem esquecer que, Deus que nos criou por amor e por amor nos conserva, não será indiferente às lágrimas de ninguém.
Lamentavelmente, para as pessoas que não reconhecem o valor da gratidão, talvez a vida se torne um grande fardo. Uma caminhada longa. Um mar revolto o tempo todo. Um mundo cinzento. Uma solidão infinita. Porém, quem vive sob o apanágio da gratidão, está sempre feliz, reconhecendo as bênçãos divinas. Vê a ação de Deus em tudo. E bonito mesmo é a família nordestina que tem fé e nessa época solta foguetões, louvando a Deus pela farta colheita e celebrações das novenas em honra aos santos juninos. Por isso, o cristão tem mais é que louvar a Deus por tantas bênçãos caídas do Céu. Por tudo, gratidão a Deus.
Padre Biu de Arruda é pároco na Paróquia de Santa Luzia na Estância e da Arquidiocese de Olinda e Recife