UOL - O melhor conteúdo

Investimento incalculável

Jesus foi traído, preso, injustiçado num tribunal noturno ilegal, chicoteado, cuspido, vítima de zombarias para pagar a nossa dívida com Deus.

Publicado em 12/01/2025 às 0:00
Google News


REVERENDO MIGUEL COX


“Por preço fostes comprados”. I Coríntios 7:23


Às vezes a linguagem religiosa não comunica mais, então temos de encontrar vocabulário de outra atividade no esforço de fazer a conexão com a realidade. Nos evangelhos encontramos Jesus fazendo isso em várias ocasiões ao se utilizar de parábolas. Ora ele fala a linguagem do campo, ora a jurídica, ora a financeira, ora a paternal e assim por diante. Deus investiu pesado na sua salvação, vamos ver se com esse vocabulário alguém venha a entender o esforço de Deus para salvar o homem de uma dívida impagável para com Ele.


Deus investiu todo o seu recurso, esvaziou o cofre divino a fim de ter você junto a Ele na eternidade. Isso mesmo. Fez isso porque você vale para Ele todo esforço que poderia ter sido feito para tê-lo ao Seu lado. Imagine um contrato financeiro que exija toda a reserva em espécie do banqueiro e, mesmo assim, ele assina sem pestanejar, fica sem lastro, porque valerá a pena correr este risco, mesmo sabendo que algo pode dar errado e vir a perder absolutamente tudo! Sabemos que todo projeto financeiro passa por várias análises até que os investidores se convençam de que é cem por cento viável. Mesmo assim acompanham as etapas do empreendimento a fim de se assegurarem do retorno e do lucro do montante que foi aplicado.


Deus fez o homem igual a Ele, imagem e semelhança. Basta olhar a criação dos animais da natureza e constatar, com muita facilidade, que o ser humano é dotado de capacidades superiores que o diferenciam infinitamente das demais criaturas criadas. Mas, este homem se estragou, tornou-se moeda falsa, se desvalorizou. Além disso, conheceu o mal e tornou-se mercadoria estragada que se joga no lixo. Mesmo assim, o Criador resolveu restaurá-lo à perfeição inicial e, melhor ainda, torna-lo incorruptível, indestrutível e eterno, pois, só assim poderia viver em comunhão com Ele.


Qual o preço deste investimento? ENTREGAR O MELHOR QUE HAVIA NO CÉU: O SEU PRÓPRIO FILHO, O MAIS AMADO! Deus investiu tudo para resgatar todos! Jesus Cristo se tornou um micro esperma divino (se é que, com todo o respeito, posso usar esta linguagem da biologia), tornou-se um minúsculo zigoto ao juntar-se ao óvulo de Maria, desenvolvendo-se durante nove meses, nasceu sob a dependência e cuidados de sua mãe e de seu esposo José. Quando adulto realizou o seu ministério de cerca de três anos apenas e foi crucificado como um malfeitor. Este é um resumo da história humana de Jesus, mas o propósito de tudo isto foi o nosso resgate.


Jesus Cristo já nasceu com esta missão definida de nos resgatar. Enfrentou todo tipo de perseguição durante o seu ministério sendo caluniado a ponto de ser chamado de Belzebú (título popular dado ao maioral dos demônios), foi traído, preso, injustiçado num tribunal noturno ilegal, chicoteado, cuspido, vítima de zombarias e escárnios, crucificado como um dos piores malfeitores, morto e sepultado. Tudo isso foi necessário para pagar a nossa dívida com Deus. Um dia vamos entender isso perfeitamente. Mas, o fato é que o próprio Deus pagou o preço do nosso pecado.


Este incalculável investimento divino é o único sacrifício capaz de quitar por completo a nossa dívida com Deus, pois Ele mesmo a pagou por nós. A ressurreição de Cristo é a garantia da nossa ressurreição igual a D’Ele e da nossa vida eterna. Deus investiu o seu melhor em você e o que você está esperando para retribuir o seu melhor para Ele? Quem de si doou-se por completo, é porque nos deseja por inteiro.


Certa ocasião perguntaram a Jesus: “Que faremos para realizar as obras de Deus?” E ele respondeu: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:28, 29). Ou seja, uma dívida que já foi quitada não tem mais o que se pagar, não é mesmo? Basta, agora, tão somente aceitar tudo o que Deus fez por você através de Jesus. Crer significa dar credibilidade ao que Deus fez por você, reconhecendo a sua insuficiência de pagar a sua dívida e reconhecendo a que foi quitada em definitivo por Jesus, o seu Resgatador! Neste Ano, invista de cabeça no que Deus já concluiu por você, acolha com um coração inteiramente receptivo!


Reverendo Miguel Cox é mestre em teologia, pastor e membro da Academia Evangélica de Letras

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories

Últimas

VER MAIS