Vaidade

Publicado em 25/10/2020 às 2:00
Leitura:

Ser vaidoso é algo inerente à criatura humana. Quem diz que não é vaidoso falta com a verdade. Todos nós somos! Em maior ou menor escala. Faz parte da natureza humana. A questão é tratada com bastante ênfase nas Sagradas Escrituras, tanto no livro dos Salmos como em Eclesiastes. Trata-se de um sentimento que se não for controlado é capaz de provocar constrangimentos, desavenças, principalmente quando nos sentimos ofendidos. Nessa ocasião quem tem o "pavio curto", como se diz comumente, é capaz de explodir verbalmente ou até fisicamente e provocar danos ao seu redor.

Segundo o escritor Matias Aires, em seu livro Reflexões sobre a vaidade, publicado em 1752, ele apresenta a vaidade dos homens como uma paixão não do corpo, mas da alma. E acrescenta também que a mais forte e a mais vã de todas as vaidades é a que resulta do saber.

Importante de nossa parte é conter esses impulsos vaidosos e lembrar sempre que Jesus Cristo não foi soberbo apesar de ser filho de Deus, apesar dos milagres realizados. Ele tinha um coração humilde e amoroso. Compreendia os defeitos humanos e, apesar de ter sido tão injustiçado, deu sua vida por nós.

Comentários

Últimas notícias